Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Isa Penna pede suspeição de Alex de Madureira em conselho que analisa assédio na Alesp

Deputada afirma que colega presenciou o ocorrido e deve figurar como testemunha

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A deputada estadual paulista Isa Penna (PSOL) encaminhou um requerimento à Comissão de Ética da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) pedindo a suspeição de Alex de Madureira (PSD), que integra o colegiado, no julgamento do deputado Fernando Cury (Cidadania).

Cury apalpou Penna durante sessão da Casa em dezembro do ano passado. Ele conversava com Alex de Madureira segundos antes de aproximar-se de Penna e chegou a ter seu braço puxado pelo colega do PSD. O episódio foi registrado em vídeo.

-
A deputada estadual Isa Penna (PSOL) no plenário da Assembleia Legislativa de São Paulo - Carol Jacob - 26.nov.2019/Alesp

No requerimento encaminhado nesta segunda-feira (8), a parlamentar do PSOL afirma que Madureira presenciou o ocorrido e, portanto, figura como testemunha na apuração do caso.

"O deputado Alex de Madureira deveria testemunhar sobre os fatos e não fazer parte de seu juízo de admissibilidade e de mérito que será realizado por este conselho, já que se encontra suspeito", diz o documento.

O deputado estadual Carlos Giannazi (PSOL) já havia feito um manifesto em que pedia a substituição de Madureira na comissão e chegou a colher assinaturas.

O processo que pode resultar na cassação do mandato de Cury começou a tramitar na Alesp na semana passada, cerca de um mês e meio após Penna ter denunciado o parlamentar por assédio.

Apenas após a manifestação da defesa do deputado será definido o relator do caso, que tem um prazo de 15 dias corridos para apresentar um parecer. Neste período, evidências e testemunhos adicionais podem ser solicitados.

A cassação é a pena mais grave prevista no regimento. O deputado também pode ser advertido verbalmente, censurado (verbalmente ou por escrito) ou ter seu mandato suspenso temporariamente. O caso pode ainda ser arquivado sem punição.

O Ministério Público de São Paulo também conduz uma investigação sobre o caso. Na última segunda-feira (1º), o órgão comunicou que designou as oitivas de Giannazi e de Madureira.

Sob a alegação de que houve violação do direito à defesa, os advogados de Cury entraram com recurso contra a decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo de autorizar a abertura da investigação pelo Ministério Público. O deputado tem foro especial por prerrogativa de função.

0
O deputado estadual Fernando Cury (Cidadania) - Carol Jacob/Divulgação Assembleia de SP

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.