Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Coronavírus

Vale importa 50 milhões de seringas da China para doar ao governo brasileiro

Item será usado no combate à Covid-19; primeiro lote deve chegar ao país em março e abril

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A mineradora Vale vai importar 50 milhões de seringas da China e doá-las ao Ministério da Saúde para que o governo federal as utilize na vacinação contra a Covid-19 no país.

Os primeiros lotes, com cerca de 2 milhões de unidades do item, devem chegar ao Brasil em março e abril. As outras 48 milhões estão previstas para junho.

Segundo a empresa, a iniciativa integra um pacote de ajuda humanitária da companhia no combate à epidemia no país. A empresa também vai doar 280 mil equipamentos de proteção individual para profissionais da linha de frente da campanha de imunização.

No total, serão 120 mil máscaras, 40 mil luvas e 120 mil aventais, com entrega prevista para início de março. O Ministério da Saúde se encarregará da distribuição de todos os itens (EPIs e seringas).

Um ano depois do primeiro caso da Covid-19 registrado oficialmente, o Brasil vê um novo crescimento do Sars-CoV-2 e alcança o pior momento na pandemia.

O país completou na quarta-feira (24) 35 dias seguidos com média móvel de mortes acima de 1.000. No mesmo dia, o país superou a marca de 250 mil vidas ceifadas pela Covid e registrou a maior média móvel de óbitos de toda a pandemia, 1.127.

Enquanto o vírus continua a avançar rapidamente pelo Brasil e com variantes preocupantes pelo potencial de contaminação, como é o caso da P.1 (observada no Amazonas), da B.1.1.7 (Reino Unido) e da B .1.351 (África do Sul), a vacinação caminha a passos lentos.

O país conta, até o momento, apenas com duas vacinas contra a Covid: a Coronavac, sob responsabilidade do Instituto Butantan, e o imunizante de Oxford/AstraZeneca, nas mãos da Fiocruz.

Nesta semana, a Anvisa deu autorização para uso definitivo para a vacina da Pfizer, mas ainda não foi feito acordo para compra de doses do imunizante porque o governo não concorda com cláusulas do contrato da farmacêutica. Doses dessa vacina começaram a ser oferecidas ao governo desde o segundo semestre do ano passado.

A campanha nacional de vacinação contra a Covid teve início no fim de janeiro e só 7,6 milhões de doses (somadas as primeiras e segundas) foram aplicadas, o que representa 3,82% da população brasileira acima de 18 anos. Além do ritmo lento, também já houve registros de outros problemas (não exclusivos do Brasil, porém) como a interrupção de vacinação em capitais, além de desencontros e erros do Ministério da Saúde.

O ônus da Covid no Brasil neste ano, porém, é atípico entre países que já tiveram uma fase aguda em 2020. Em vários países, os números declinam.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.