Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

'A água chegou no pescoço', dizem médicos em vídeo que aponta colapso iminente

Eles pedem ajuda de formadores de opinião para convencerem as pessoas a aderirem ao isolamento social e redobrarem cuidados

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Médicos e gestores do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP divulgaram um vídeo nas redes sociais fazendo um alerta dramático de que o sistema de saúde está perto de um colapso.

Nas falas, eles apelam para que formadores de opinião ajudem a divulgar a mensagem de que as pessoas devem redobrar cuidados e, se possível, ficar em suas casas para não serem contaminadas pelo novo coronavírus.

O vídeo começa com a diretora de infectologia do HC, Anna Sara Levin: "A água chegou no pescoço. Nós estamos numa segunda onda muito difícil e nós estamos quase no colapso". A infectologista Ho Yeh Li segue: "A gente não consegue mais ampliar leitos para pacientes com Covid, nem para pacientes com outras coisas". A diretora clínica do HC, Eloisa Bonfá, reforça: "Estamos lotados, sem capacidade de expansão e a beira de um colapso".

O CEO do hospital, Antonio Jose Pereira, também participa do vídeo. E alerta: "Hoje nós temos aproximadamente 3.200 mortes. E iremos para um exponencial. Não temos limite. O único limite que nós podemos interromper é você fazer a comunicação nos seus meios sociais".

O infectologista Esper Kallás explica que os médicos estão começando uma campanha "para tentar encontrar meios de combater essa epidemia de Covid-19. E nós precisamos da ajuda de você, influenciador, para ajudar a angariar pessoas e juntar forças conosco no combate à pandemia".

"Precisamos de você, todos os influenciadores, todas as celebridades que possam vir nessa jornada da vida, fazendo uma comunicação massiva", reforça Antonio José Pereira.

O vídeo tem ainda a participação do diretor da Faculdade de Medicina da USP, Tarcísio Barros, e do médico Claudio Lottenberg, presidente do Instituto Coalizão Saúde e do conselho do hospital Albert Einstein.

"O engajamento das pessoas é fundamental, no uso de máscara, de distanciamento social, na conscientização da gravidade do momento", diz Lottenberg.

O CEO do HC finaliza o vídeo afirmando: "Não adianta mais leito de UTI, respiradores. Nesse momento nós temos apenas uma solução imediata: as pessoas continuarem em casa, usarem álcool gel, usarem máscaras".

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.