Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Coronavírus

Anvisa autoriza teste de soro anti-Covid em humanos

Instituto Butantan deverá apresentar informações complementares que não foram integralmente disponibilizadas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

​A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) autorizou pesquisa clínica de soro anti-Covid desenvolvido pelo Instituto Butantan. Agora, o Butantan poderá realizar testes em humanos.

A autorização, anunciada nesta quarta (24), foi condicionada a um termo de compromisso que prevê a entrega de informações complementares. Para o início dos estudos, o Butantan deverá apresentar informações complementares que não foram integralmente disponibilizadas.

A análise do processo pela agência levou nove dias.

No começo do mês, a coluna informou que o Butantan pediria autorização à Anvisa. O objetivo é verificar a segurança e a eficácia do imunobiológico em pacientes infectados com o novo coronavírus.

O instituto já concluiu testes feitos com a USP em ratos infectados pelo vírus vivo. Com o uso do soro, foi identificada diminuição da carga viral, e os animais apresentaram preservação da estrutura pulmonar. Caso mostre a eficácia esperada em pessoas, a substância poderá ser usada para tratar pacientes infectados com sintomas, visando bloquear o avanço da doença.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.