Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

'Até ontem eu era só uma estudante normal', diz Gabi da AE4 da FGV-SP

Jovem de 17 anos virou meme após ter nome citado por personalidades em gincana

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

"Até 24 horas atrás eu era só uma estudante normal", diz a paranaense Gabriela Ricci, 17, que na quinta (25) virou meme na internet como a "Gabi da AE4". O apelido é como ela ficou conhecida ao ter o nome citado por celebridades em vídeos de apoio a calouros da Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP).

"O meu nome acabou aparecendo um pouco mais porque era dito pelos famosos que responderam", diz Ricci, que recebeu menções em mensagens de apoio à sua classe de administração de empresas (AE4) enviadas por pessoas como o ex-BBB Kaysar Dadour e o ator Tiago Martins.

A turma dela ainda recebeu desejos de boa sorte do ex-ministro Sergio Moro e dos apresentadores Xuxa Meneghel, Angélica e Marcos Mion, entre outros.

Os vídeos inusitados são parte de uma gincana de integração da FGV-SP que movimentou a internet. Neles, personalidades de diferentes setores enviaram apoio a alunos da instituição que participam do evento --iniciado nesta semana e que segue até abril. Assista-os ao longo deste texto.

"Ninguém estava esperando tanta repercussão", segue a estudante de administração nascida em Maringá que está em seu primeiro mês de curso --seguido até o momento a distância, de sua cidade, dadas as restrições impostas às escolas e universidades em meio à epidemia de Covid-19 em São Paulo.

Há vídeos gravados pelo ex-presidente Michel Temer, pelo deputado Rodrigo Maia, pelo governador de SP, João Doria, pelo líder do MTST, Guilherme Boulos, pelo ator americano Ed O'Neill (do seriado "Modern Family"), pela atriz Carolina Ferraz, pelo governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, pelo humoritsa Jô Soares, pelo cantor Supla e outros.


O ex-ministro José Dirceu, o ex-governador Geraldo Alckmin, o ex-prefeito Fernando Haddad, a atriz Taís Araujo, a apresentadora Ana Maria Braga, a empresária Luiza Helena, os pilotos Rubens Barrichello e Felipe Massa também enviaram mensagens --para classes diferentes. Novos vídeos continuam chegando e estão sendo compilados em um perfil de Instagram chamado @gincanafgv.

A coluna procurou Gabriela por meio do Diretório Acadêmico Getúlio Vargas, que forneceu um telefone de um aluno amigo da jovem. Este aluno pediu para que a reportagem entrasse em contato com uma assessora de imprensa que diz estar ajudando a família da estudante em meio aos muitos pedidos de contato que ela vem recebendo desde que ficou famosa na internet. ​

Gabriela Ricci, a Gabi da AE4 que virou meme graças à gincana da FGV-SP
Gabriela Ricci, a Gabi da AE4 que virou meme graças à gincana da FGV-SP - Reprodução

Gabriela Ricci, cujo pai é um empresário sócio da locadora de carros Unidas e a mãe é formada em direito, afirma que não pediu ajuda para ninguém para conseguir os apoios e que não possui uma agenda rica em personalidades.

Ela diz que, no seu caso, os contatos com cada um dos famosos foi feito por meio de mensagens enviadas por redes sociais como o Instagram, o Facebook e o TikTok. "Fomos enchendo [as personalidades] de mensagens", conta ela sobre a mobilização dela e de sua classe.

A fama repentina fez com que ela também passasse a ser bombardeada por ligações e mensagens.

"Como isso tomou uma proporção absurda, começaram a me seguir em redes privadas, a pedir para eu fazer publicidade. Acabei cancelando [a conta pessoal no Instagram]", diz ela, que, no entanto, criou uma conta oficial para a "Gabi da AE4".

"Nunca fui uma pessoa muito de mídias sociais. Mas a gente criou um Instagram próprio da Gabi da AE4 para poder fazer dali o centro das mídias", explica.​

O número do telefone celular dela também vazou. "Tive que tirar o chip do celular [para parar de receber ligações e mensagens por WhatsApp]", afirma. "Cancelei [o número]".

A busca por apoio de personalidades de diferentes setores começou por um mal-entendido dos calouros da faculdade que participam de uma gincana anual de integração.

Segundo o Diretório Acadêmico Getúlio Vargas (DAGV), o objetivo era que os calouros conseguissem o máximo de apoio possível para as suas classes. O pedido da organização do evento era para que as turmas contatassem "pessoas famosas da torcida" da FGV.

"Acho que eles não entenderam direito e acabou virando celebridades no geral. Foi progredindo e deu no que deu. A cada minuto que passa chegam mais vídeos", diz o presidente do DAGV, Marco Koblinsky.

Segundo Gabriela Ricci, a onda de famosos começou quando um dos calouros enviou um primeiro vídeo com pessoa de fora da FGV, gravado pela apresentadora Angélica. "Ele perguntou [para a organização do evento] se poderia [solicitar apoio externo]. Todos adoraram. Começamos a ir atrás, a turma toda se reuniu e engajamos no assunto", conta ela.

"Por termos feito uma interação muito grande com famosos por redes sociais, conseguimos muito retorno. Isso acabou saindo do ambiente da gincana, tomou uma grande proporção", avalia. "Cada um tinha um jeito próprio de abordagem."

Gabriela atribui o sucesso de interações aos alunos de sua classe e das outras turmas da faculdade. "Teve gente que foi atrás de atores estrangeiros que a gente nem imaginava que chegaria nesse ponto", diz --além de Ed O'Neill, o ator Adrian Grenier, de "O Diabo Veste Prada", também deu seu depoimento. Zeca Camargo, Milton Neves, André Marques, Eliana, Pyong Lee, Luciano Camargo, João Kleber e Cafu são mais alguns dos envolvidos.

"A gente recebe diariamente, a cada segundo, uma mensagem de amor falando que apoia a gente, em prol da gincana. Então acho que a gente está querendo lidar com isso em uma maneira muito positiva", diz ela, que gostaria de levar esse engajamento para o "âmbito social"

"Estamos em posição de tirar ótimos frutos do que aconteceu. Muitas empresas já conversaram com a gente para patrocinar essa AE4 [na gincana]. E com isso a gente resolveu reverter essa publicidade em engajamento social dessa turma toda", afirma Ricci. "Hoje eu acho que a AE4 é uma turma que fez história."

Empresas como a Americanas, Riachuelo e Rede Globo aproveitaram a mobilização virtual e surfaram a onda da "Gabi da AE4".

Assista abaixo a alguns dos vídeos enviados em apoio a calouros da FGV-SP:

Michel Temer:


Bruno Covas:

Fernando Haddad e Guilherme Boulos:

​Rodrigo Maia:

Jô Soares:

Tais Araujo:

Ana Maria Braga:

​Kim Kataguiri:

Joice Hasselmann:

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.