Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Dois coordenadores entregam cargos na Palmares por insatisfações com trabalho de Sérgio Camargo

A coluna teve acesso a carta de demissão que foi entregue na manhã desta quinta-feira (11)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A Fundação Palmares teve mais duas baixas nesta quinta-feira (11): Roberto Carlos Braz, coordenador-geral de Gestão Interna, e Raimundo Chaves, coordenador-geral do Centro Nacional de Informação e Referência da Cultura Negra, entregaram seus cargos após insatisfações com o trabalho do presidente da instituição, Sérgio Camargo.

Eles seguiram o mesmo caminho que Ebnézer Nogueira, diretor de Fomento da Cultura Afro-Brasileira da Palmares.

A coluna teve acesso a uma carta com o pedido da demissão dos três que foi entregue ao presidente da fundação, Sérgio Camargo, na manhã desta quinta (11).

O presidente da Fundação Palmares, Sérgio Camargo, chega ao palácio do  planalto para almoço com o presidente Jair Bolsonaro
O presidente da Fundação Palmares, Sérgio Camargo, chega ao palácio do planalto para almoço com o presidente Jair Bolsonaro - Pedro Ladeira-6.mai.2020/Folhapress

Nela, os três citam que a "decisão extremada" ocorre após "inúmeras tentativas de interlocução com a presidência, acerca da gestão do órgão, que envolve os compromissos acordados no ato da posse".

"Como diretores e coordenadores dos departamentos que compõem a instituição, fomos voto vencido mesmo sendo a maioria em decisões cruciais ao bom andamento de projetos, ações de mudança de sede e demais políticas públicas que poderiam ser entregues à população até este momento", diz o texto.

Eles afirmam que tiveram suas decisões "indeferidas ou ignoradas" e que presenciaram diversas vezes "pessoas que não tinham prerrogativa de voto, por não compor a diretoria e mesmo assim participavam de reuniões e interferiam nas decisões, causando ingerência de forma generalizada".

E dizem que essas pessoas, no entanto, "não assumem os riscos da condução das ações dos departamentos e se isentam das suas consequências".

"Seja por má fé ou falta de conhecimento de nossas áreas, assistimos estarrecidos ao Senhor Presidente ser conduzido ao erro por servidores de longa data e que trabalharam fielmente nas antigas gestões desta Fundação", segue o texto.

"Coerentes com nossos princípios morais e políticos, tomamos uma difícil decisão de desligamento de nossos cargos por não encontrarmos mais viabilidade de diálogo entre os diretores o Presidente", finalizam.

A coluna entrou em contato com a Fundação Palmares mas não teve retorno até a publicação desta nota.

Leia a íntegra do pedido de demissão aqui.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.