Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

General que celebrou isolamento e máscaras contra a Covid-19 foi empurrão para demissão de Azevedo e Silva

Militar disse que Exército segue todas as diretrizes da Organização Mundial de Saúde e que índice de mortalidade na força é de apenas 0,13%

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A entrevista do general responsável pelo departamento-geral de pessoal do Exército sobre medidas de sucesso para preservar os integrantes da Força na epidemia da Covid-19 teria sido o empurrão —ou um dos pretextos para precipitar a saída de Fernando Azevedo e Silva do Ministério da Defesa.

Azevedo e Silva foi demitido nesta segunda (29) por Jair Bolsonaro, que há tempos manifestava descontentamento com a condução da pasta. O presidente pretendia também usar o cargo para acomodar aliados na ampla reforma ministerial que começa a implementar. Ele colocou o general Braga Netto na Defesa.

O ex-ministro Fernando Azevedo e Silva (Defesa) e o presidente Jair Bolsonaro
O ex-ministro Fernando Azevedo e Silva (Defesa) e o presidente Jair Bolsonaro - Pedro Ladeira-8.mai.2019/Folhapress

Autoridade máxima da saúde no Exército, o general Paulo Sérgio relatou ao jornal Correio Braziliense, em entrevista publicada no domingo (28), que a taxa de mortalidade pela doença entre as 700 mil pessoas sob a responsabilidade da arma —além dos militares da ativa, os da reserva e seus dependentes —é de 0,13%, índice bem abaixo dos 2,5% registrados na população geral do país.

O segredo: o Exército teria adotado uma espécie de lockdown, enviando todas as pessoas de grupo de risco para home office. Os novos recrutas, que ingressam para o serviço militar obrigatório, foram colocados em regime de internato e alguns passam até semanas sem ir para casa, para evitarem a contaminação pelo novo coronavírus.

Cerimônias militares foram suspensas em todos os quartéis e campanhas massivas foram realizadas a favor do isolamento social e do uso de máscara.

Ou seja, exatamente o contrário do que sempre pregou o presidente da República.

"O índice de letalidade é muito baixo, menor do que na rede pública, graças a essa conscientização, essa compreensão, que é o que eu acho que, se melhorasse no Brasil, provavelmente, o número de contaminados seria bem menor", disse o general Paulo Sérgio.

"Todas as medidas sanitárias, diretrizes emanadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), corroboradas pelas nossas diretorias de saúde, são rigorosamente cumpridas em nossos quartéis”, afirmou ainda o militar para o Correio Braziliense.

O general disse mais: o Exército já trabalha com a possibilidade de uma terceira onda da Covid-19 no país.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.