Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Folhajus

Fachin recua duas vezes ao analisar envio de processo de Lula ao plenário

Ele já decidiu que caso deveria ser julgado no colegiado, voltou atrás e mandou o caso para a 2ª Turma, e agora recua do recuo e volta a mandar o habeas corpus ao plenário

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin já decidiu e recuou duas vezes em relação ao mesmo assunto: o envio, ao plenário, do habeas corpus em que Lula pedia a anulação de suas condenações na Operação Lava Jato.

O petista alegava que a 13ª Vara de Curitiba, comandada pelo ex-juiz Sergio Moro, não tinha competência para julgá-lo. Na segunda (8), Fachin acolheu o argumento e anulou as condenações das ações do triplex do Guarujá e do sítio de Atibaia.

Antes de analisar o mérito da questão, no entanto, o magistrado tinha que decidir se o assunto seria debatido no plenário do STF ou na 2ª Turma do tribunal.

Em novembro do ano passado, quando a defesa deu entrada no habeas corpus que questiona a competência da 13ª Vara Federal, Fachin decidiu que o assunto deveria ser julgado em plenário.

Os advogados do petista entraram com um embargo de declaração questionando a medida. Alegavam que a 2ª Turma, baseada em entendimento do Supremo, já tinha decidido questão idêntica em vários outros processos.

Na segunda (8), Fachin recuou pela primeira vez, contradisse a decisão original e determinou que o assunto deveria ser debatido na 2ª Turma.

"Nessa ambiência, revogo o despacho de afestação do presente habeas corpus ao Plenário do Supremo Tribunal Federal, nos termos do art. 21, I, do RISTF [o regimento interno do STF".

Nesta sexta (12), ele voltou atrás pela segunda vez. Sem maiores explicações, decidiu que o habeas corpus de Lula deve ser julgado pelo plenário.

Fachin despachou em um recurso apresentado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) que contestou a decisão dele de anular as condenações de Lula.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.