Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Glenn Greenwald estreia na 'Carta Capital' com coluna, live e podcast

Jornalista é autor de alguns dos maiores furos jornalísticos da história recente

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O jornalista Glenn Greenwald, autor de um dos maiores furos jornalísticos mundiais, o do caso Snowden, acaba de ser contratado pela revista "Carta Capital".

Ele vai escrever duas colunas mensais na revista, com lives na sequência para discutir os temas abordados com o público.

Fará entrevistas com personalidades da política. E colocará no ar um podcast —a primeira história que vai contar é a da Vaza-Jato. Então editor do site The Intercept Brasil, Glenn recebeu o material com as mensagens trocadas pelo ex-juiz Sergio Moro e procuradores da Operação Lava Jato.

O escândalo evidenciou a relação próxima do ex-juiz com os investigadores, reforçando as acusações de que Moro atuou de forma parcial nos processos contra Lula.

Em junho de 2013, Glenn Greenwald revelou ao mundo o programa de vigilância global da Agência de Segurança Nacional (NSA) dos EUA. Por meio dele, até mesmo figuras como a então presidente brasileira Dilma Rousseff e a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, tiveram as comunicações interceptadas e seus passos vigiados.

A fonte das informações foi Edward Snowden, ex-administrador de sistemas da CIA e ex-contratado da NSA que hoje, impedido de viver livremente nos EUA, mora na Rússia.

Escritor e advogado, Greenwald nasceu nos EUA e está radicado no Brasil desde 2005. Ele é casado com o deputado federal David Miranda (PSOL-RJ), com quem tem dos filhos.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.