Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

OMS vai antecipar 3 milhões de doses de vacinas da Coreia do Sul para o Brasil

Informação é do governador Wellington Dias, que representa o Fórum de Governadores e participa das negociações

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Consórcio Covax Facility, autorizou a antecipação do envio de 3 milhões de doses da vacina de Oxford/AstraZeneca fabricada na Coreia do Sul para o Brasil.

A informação é do governador Wellington Dias, que representa o Fórum Nacional de Governadores. O lote deve desembarcar no Brasil no dia 23 de março.

Segundo ele, a decisão foi tomada em uma reunião da aliança Gavi com a OMS, na quinta (11). Foi feita "promessa igual para abril e maio", e em três meses o país pode receber, no total, 9,1 milhões de doses.

O Covax Facility é formado por governos e fabricantes de vacinas para facilitar a distribuição dos imunizantes pelo mundo. Ele é coordenado pela OMS (Organização Mundial de Saúde).

Governadores e o Ministério da Saúde têm feito um apelo para que, além de criticar o Brasil, que se transformou em um risco planetário por não controlar a epidemia, haja um esforço mundial para que vacinas sejam enviadas ao país.

Elas serviriam para acelerar a imunização de brasileiros enquanto a produção local, da Fiocruz e do Butantan, não conseguirem fazer frente à necessidade da imunização em massa do país.

Além da OMS, entabuladas negociações também com o governo dos EUA, que tem dezenas de milhões de doses da vacina de Oxford/AstraZeneca estocadas, aguardando o resultado de um estudo clínico no país.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.