Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Coronavírus trânsito

Projeção concluiu que leitos de UTI podem lotar até quinta (18) em São Paulo

O secretário estadual da Saúde, Jean Gorinchteyn, afirma que governo trabalha de forma intensa e conseguirá evitar colapso

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Um grupo de técnicos do governo de SP e de profissionais ligados à saúde cruzou dados da explosão de casos de Covid-19 e chegou a uma conclusão assustadora no domingo (14): em 96 horas —ou seja, na quinta (18)— todos os leitos de UTI no estado poderiam estar ocupados. E o temido colapso na saúde estaria consumado.

BEIRA DO ABISMO 

Consultado, o secretário estadual da Saúde, Jean Gorinchteyn, não comentou os dados específicos. Mas afirmou que “um colapso ocorreria se não estivéssemos trabalhando intensamente para evitá-lo”. E reforçou que o governo de SP está tomando todas as providências necessárias.

ABISMO 3  

Ele cita a abertura recente de 1.118 leitos no estado (cerca de 700 em UTI) e a instalação de novos hospitais de campanha, além de determinar maior restrição econômica para aumentar o isolamento social. O governador de São Paulo, João Doria, dá entrevista coletiva nesta quarta (17) e tratará do assunto, podendo anunciar novas medidas.

ABISMO 4 

As projeções do domingo foram feitas levando-se em conta vários dados: números de pessoas internadas em UTI no momento da análise, estimativa de quantas vão morrer ou receber alta, abrindo vaga na UTI, velocidade de internações e agravamento da doença e capacidade de remanejamento de leitos.

ABISMO 5 

A tensão atingiu o ponto máximo. Colaboradores deram ideias diversas.

CAMINHOS  

Uma delas: o governo decretar lockdown (confinamento) nas regiões em que se verifique uma maior velocidade de disseminação do vírus. Diante da insuficiência de testagem no Brasil, o número de internações pode ser um parâmetro para definir os locais em que isso seria feito.

CAMINHOS 2 

Assim, o estado não entraria em lockdown geral, medida radical de consequências dramáticas.

CAMINHOS 3  

Algumas prefeituras já entraram em confinamento: na cidade de Ribeirão Preto, por exemplo, até mesmo supermercados e padarias vão fechar, podendo fazer apenas serviços de entrega. Araraquara chegou a suspender até mesmo a circulação de ônibus há algumas semanas.

QUARENTENA

com BRUNO B. SORAGGI, BIANKA VIEIRA e VICTORIA AZEVEDO

Erramos: o texto foi alterado

O domingo ao qual a notícia se refere é o do dia 14 de março, não 7 de março, como constou no texto publicado anteriormente. A informação foi corrigida.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.