Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Folhajus

Senador quer barrar comemorações e homenagens a violadores de direitos humanos na ditadura

Fabiano Contarato (Rede-ES) apresentou projeto de lei sobre o assunto

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O senador Fabiano Contarato (Rede-ES) quer proibir a realização de comemorações e homenagens a agentes públicos responsáveis por violações de direitos humanos que ocorreram na ditadura militar no Brasil e foram mencionados no relatório final da Comissão Nacional da Verdade.

O parlamentar apresentou projeto de lei sobre o tema. Nele, o senador também pede que seja barrada a utilização de bens e recursos públicos para a exaltação do golpe militar de 1964.

O senador Fabiano Contarato (REDE-ES), durante entrevista à Folha, em seu gabinete no senado federal - Pedro Ladeira/Folhapress

A proposta também proíbe a atribuição e a manutenção do nome desses violadores de direitos humanos registrados em prédios, rodovias, bens e órgãos da União —e que a substituição deles ocorra em seis meses. A violação dessa determinação implicaria em ato de improbidade administrativa.

"A proposição pretende preservar a memória daqueles que sofreram durante a ditadura militar, bem como assegurar que o regime seja retratado historicamente conforme a verdade, para que a tirania nunca mais se repita", diz o senador.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.