Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Taís Araujo mostra a língua em campanha que pede Nobel para mulher de Albert Einstein

Marilia Gabriela também participa de iniciativa em homenagem ao Dia da Mulher

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A atriz Taís Araujo e a apresentadora Marília Gabriela participam da campanha global “#NobelForMileva”, que reivindica um prêmio Nobel póstumo para Mileva Marić (1875-1948), física e matemática sérvia que foi a primeira mulher de Albert Einstein.

Taís Araújo
A atriz Taís Araújo participa da campanha "#NobelForMileva" - Arquivo pessoal

Mileva contribuiu em diversas conquistas acadêmicas de Einstein, incluindo a teoria da relatividade. Segundo as regras atuais, no entanto, o Nobel premia apenas pessoas vivas —o prêmio póstumo só é concedido quando o ganhador morre entre o momento do anúncio e a cerimônia de premiação.

A campanha, criada pela ONG Insipiring Girls em homenagem ao Dia da Mulher, incentiva que figuras públicas compartilhem selfies com a língua de fora, repetindo gesto de Einstein.
"Mileva Marić foi uma brilhante matemática e física sérvia. Ela foi a primeira esposa de Albert Einstein, e também a única mulher a trabalhar ao lado dele no Instituto Politécnico de Zurique. Mileva colaborou com Einstein nas teorias que transformaram a física contemporânea! Queremos celebrar não apenas a história dela, como também as de todas as mulheres inovadoras que (ainda) não se tornaram nomes conhecidos e merecem ser!", escreveu Marília no Instagram.
Marília Gabriela
A apresentadora Marília Gabriela participa da campanha "#NobelForMileva" - Arquivo pessoal

"Mileva Marić, foi uma mulher brilhante que participou das publicações mais importantes de seu marido: Albert Einstein. Mas ao contrário dele, ela foi esquecida e não recebeu o reconhecimento e o lugar na história que também merece. Poste uma selfie colocando a língua para fora, usando #NobelForMileva e faça parte deste movimento para ressignificar a imagem icônica de Einstein em um símbolo de luta por direitos iguais", escreveu Taís em seu perfil no Instagram.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.