Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Bolsonaro pode ajudar sem humilhar quem tem fome, diz prefeito de Araraquara

Edinho Silva reage a postagem do presidente no Twitter anunciando que enviaria comida à cidade para doar a 'vítimas' do lockdown

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O prefeito de Araraquara, Edinho Silva (PT-SP), afirmou à coluna que o presidente Jair Bolsonaro poderia, sim, ajudar as pessoas que têm fome –mas sem humilhá-las publicamente, obrigando-as a ficar em uma fila de madrugada para pegar alimentos doados uma única vez pelo governo.

Ele reagiu a uma postagem de Bolsonaro no Twitter em que o presidente anunciou, às 4h35 da manhã desta quinta (29), que alimentos estavam sendo enviados a Araraquara com o apoio do Exército. Edinho também gravou um vídeo sobre o assunto (veja abaixo).

"Nesse momento, comboio parte da Ceagesp rumo a Araraquara/SP, levando alimentos para aqueles vitimados pela política do fique em casa que a economia a gente vê depois", escreveu Bolsonaro, fazendo referência ao lockdown decretado pelo prefeito em fevereiro para evitar o colapso do sistema de saúde do município.

Araraquara foi a primeira cidade a adotar a medida e, desde então, viu os índices de novos casos, internações e mortes provocadas pela Covid-19 despencarem.

"Agradeço qualquer ação na minha cidade de combate à fome. Nós já estamos fazendo isso, e não é de hoje", afirma Edinho Silva. "Mas o presidente Jair Bolsonaro poderia fazer isso sem humilhar as pessoas, sem que elas ficassem em uma fila indiana por horas, no meio da rua, de madrugada, ou durante o dia, debaixo do sol, sem água, para pegar uma sacola de alimentos", afirma ele, ressaltando que a ação do Ceagesp durou apenas um dia.

A forma mais efetiva de Bolsonaro ajudar, segundo ele, "é utilizando a rede de assistência, as entidades credenciadas e reconhecidas pelo governo federal, que fariam a entrega dos alimentos na casa das pessoas. Não será colocando famílias vulneráveis expostas em fila indiana que resolveremos o problema."

Ele diz que a prefeitura vinha combatendo a fome antes mesmo da epidemia de Covid-19, já que o Brasil vive há alguns anos uma crise econômica que aumentou o desemprego e a miséria antes que o coronavírus chegasse ao país.

"A rede de assistência social cuida e fortalece as famílias que precisam de alimento, ampara as crianças e os adolescentes com vários programas. Isso sim é política efetiva de assistência às pessoas", finaliza Edinho Silva.​

O Ceagesp é uma estatal comandada hoje pelo coronel da reserva Mello Araújo, ex-comandante da Rota que já até acompanhou Bolsonaro a um jantar com empresários que apoiam o governo.

No vídeo para responder a Bolsonaro nas redes sociais, Edinho Silva afirmou que a ação de Bolsonaro "pode ser elogiada", mas que Araraquara combate a fome com políticas públicas instituídas e organizadas. Diz que isso é feito de forma permanente. E não apenas em um dia, "para criar imagem, viralizar imagem". Veja abaixo:

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.