Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Coronavírus

Centro brasileiro de psiquiatria observa aumento de casos de ansiedade por causa da Covid-19

Número médio de novos casos atendidos por mês deu um salto de 10%, mostra levantamento do AME Psiquiatria de São Paulo, o maior do SUS

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Um levantamento feito no maior centro brasileiro de psiquiatria do SUS revela que a ansiedade está aumentando entre os usuários durante a epidemia da Covid-19.

Usuários de máscara dentro do metrô na estação da Luz, em São Paulo (SP) - Mathilde Missioneiro - 29.jul.2020/Folhapress

SALTO

Segundo levantamento feito no AME (Ambulatório Médico de Especialidades) Psiquiatria de São Paulo, o número médio de novos casos de ansiedade atendidos por mês deu um salto de 10% a partir de junho de 2020 até fevereiro deste ano, se comparado à média mensal registrada entre janeiro de 2019 e maio de 2020.

SALTO 2

Neste período, a média de casos atendidos por mês era de 1.728. A partir de junho, a média saltou para 1.894.

QUEDA

Já os casos de depressão tiveram queda de 5%.

TUDO ESCURO

O psiquiatra Ronaldo Laranjeira, que é professor da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) e presidente da SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina), que administra o ambulatório, afirma que o aumento das incertezas, a insegurança e a dificuldade de planejamento futuro podem explicar o aumento do estresse.

PARA BAIXO

Os sentimentos podem ser agravados por fatores que dificultam a adaptação à epidemia, como pobreza, acesso precário a cuidados de saúde, histórico genético, ausência de suporte social e desesperança. O AME atende um público que tem renda, em média, de até R$ 5 mil.

QUALQUER COISA

Segundo Laranjeira, as pessoas são encaminhadas ao AME por outras unidades de saúde, e chegam ao serviço descrevendo sensação de morte iminente, coração acelerado ou dificuldade para se concentrar e dormir “ao ponto de virar algo incapacitante”. Ele afirma que os pacientes querem “fazer qualquer coisa para diminuir o desconforto da ansiedade”.

TRILHA

Ele afirma ainda que os casos de depressão podem aumentar no futuro, já que a ansiedade é um dos caminhos que levam a ela.

TRILHA 2

Na depressão, o paciente experimenta sentimentos como apatia, falta de energia, tristeza, ideias de morte e visão sombria do mundo.

TRILHA 3

Ele afirma ainda que os resultados estão alinhados a outros estudos feitos no mundo em relação ao impacto da pandemia na saúde mental das pessoas.

QUARENTENA

com BRUNO B. SORAGGI, BIANKA VIEIRA e VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.