Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Eleições 2022

Ciro desgarra de presidenciáveis e acaba com sonho de candidatura única de centro

Ideia de grupo que reúne Mandetta, Doria e Luciano Huck era que todos atuassem como se não estivessem ainda na disputa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A iniciativa de Ciro Gomes de divulgar filmetes com suas propostas para o Brasil jogou um balde de água fria em políticos que formaram com ele o chamado G-6 —grupo de presidenciáveis que reúne também o ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta, o governador de SP, João Doria, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, o apresentador Luciano Huck e o empresário João Amoêdo.

BREQUE

A ideia é que todos, ao menos publicamente, atuassem como se não fossem ainda candidatos, permitindo o diálogo e até, quem sabe, uma candidatura única para 2022. Mas Ciro, nas palavras de um deles, “desgarrou”. E acabou com o projeto de unir a todos em torno de um nome que ganhasse força para se contrapor a Jair Bolsonaro e a Lula na sucessão presidencial.

ACELERADOR

A atitude não surpreendeu: Ciro nunca se comprometeu a retirar a pré-candidatura, ainda que temporariamente, de cena.

ACELERADOR 2

Na semana passada, o PDT anunciou que contratou o jornalista e marqueteiro João Santana para cuidar da comunicação do partido. A legenda desde então já lançou três filmetes em que Ciro fala sobre propostas para o Brasil, numa postura de candidato.

ACELERADOR 3

A integração de Santana ao projeto de Ciro solidificou a certeza de que o pedetista será candidato, chova ou faça sol. O jornalista comandou as campanhas vitoriosas de Lula para presidente, em 2006, e de Dilma Rousseff em 2010 e em 2014.

0
O ex-governador Ciro Gomes durante entrevista em seu apartamento, em Fortaleza - Jarbas Oliveira - 30.out.2018/Folhapress

QUARENTENA

com BRUNO B. SORAGGI, BIANKA VIEIRA e VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.