Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Doria é 'vagabundo, caralho', repetiu Bolsonaro em jantar com empresários

Presidente falou que 'vizinho' dos convidados no Jardim Europa, bairro mais nobre de SP, destroi vidas e empregos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O presidente da República, Jair Bolsonaro, elegeu o governador de São Paulo, João Doria, como seu alvo principal no jantar em que se reuniu com empresários em São Paulo, na quarta (7).

O encontro foi na casa de Washington Cinel, fundador da Gocil, uma das maiores empresas de segurança privada do país.

"O governador de vocês é um vagabundo, caralho", disse o presidente em discurso para os convidados, segundo relatos de pessoas que foram ao evento.

Em outro momento, se referiu a Doria nos seguintes termos, sempre segundo relatos: "O vizinho aqui de vocês é um vagabundo".

A casa do governador fica no Jardim Europa, o bairro mais nobre de São Paulo, no sentido da alta renda de seus moradores. A residência de Cinel fica no vizinho Jardim América. Uma boa parte dos convidados para o jantar mora na mesma região.

O presidente afirmou ainda, de acordo com informações de empresários que ouviram o discurso, que Doria é um destruidor de vidas e que está acabando com os empregos, com o comércio e fechando restaurantes.

Os xingamentos foram confirmados para a coluna por mais de um empresário. Os relatos coincidem.

As pessoas não chegaram a ficar surpresas com os ataques, já que Doria é adversário frontal de Bolsonaro.

Os palavrões causaram ainda menos espécie. O presidente já fez xingamentos em público mais de uma vez, inclusive em lives que divulga em suas redes sociais.

Na reunião ministerial que foi divulgada no ano passado, depois da demissão de Sergio Moro do Ministério da Justiça, disparou pelo menos 43 vezes palavras de baixo calão como "putaria", "estrume", "filho da puta", "vai pra puta que o pariu, porra".

Na mesma reunião ministerial Doria foi chamado de "esse bosta desse governador de São Paulo".

O jantar em São Paulo estava repleto de amigos, ou ex-amigos, de Doria.

O próprio anfitrião, Washington Cinel, sempre foi muito próximo do governador. Em 2016, o tucano foi lançado para concorrer à Prefeitura de São Paulo na casa dele.

Mas agora o empresário, como tantos outros que estavam no encontro com Bolsonaro, estaria decepcionado com o amigo por causa das medidas restritivas na economia que visam combater a Covid-19 no estado. E se aproximou de Bolsonaro.

O jantar na casa de Cinel foi promovido a pedido do próprio Palácio do Planalto. De 65 bilionários brasileiros listados pela revista Forbes, nove estavam presentes.

Na tarde desta quinta (8), Doria respondeu aos xingamentos revelados pela coluna. "Calma, @jairbolsonaro. Além da Coronavac, o Butantan é especialista na anti-rábica [sic]. Fique tranquilo, vou te vacina", escreveu o governador paulista nas redes sociais.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.