Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Folhajus

Ministros do STF adotam lei que odeiam para usar contra deputado, diz advogado de Daniel Silveira

Supremo tornou parlamentar réu baseado na Lei de Segurança Nacional

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O advogado do deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ) chama de "absurda" a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que abriu uma ação penal e tornou o parlamentar réu nesta quarta (28) com base na Lei de Segurança Nacional (LSN).

"Estamos vivendo um momento muito perigoso no país em que a insegurança jurídica impera. Temos uma lei que é odiada pelos próprios membros do STF, mas que, por questões políticas, eles adotam para usar contra um deputado", afirma o advogado Jean Cleber Faria, que representa Silveira na ação.

Ele irá recorrer da decisão sobre a manutenção da prisão do deputado.

"Se houve alguma ofensa [por parte do deputado], ela foi à honra objetiva de cada um dos ministros citados, não à instituição do STF", segue Farias, referindo-se ao vídeo no qual Silveira atacou e ameaçou magistrados da corte --o material fez com que ele fosse denunciado pela PGR (Procuradoria-Geral da República) em fevereiro por crimes previstos na LSN e no Código Penal.

"Não há como receber tal decisão com tranquilidade ou serenidade. O que estamos assistindo é um grupo político dominando o Poder Judiciário e atuando no cumprimento e evolução de sua agenda. As leis, e a própria Constituição Federal em si, só são respeitadas em ocasiões em que existe alguma conveniência aos interesses deste grupo", afirma o advogado.

A acusação da Procuradoria contra Silveira foi apresentada ao Supremo dias depois de o ministro Alexandre de Moraes ter determinado de ofício, ou seja, sem provocação da PGR, a prisão em flagrante de Silveira.

A detenção ocorreu depois de o deputado ter publicado um vídeo de 19 minutos nas redes sociais em que classifica o ministro do STF Edson Fachin, por exemplo, de “vagabundo, cretino e canalha” e chama Moraes de "Xandão do PCC", em alusão à facção criminosa Primeiro Comando da Capital.

Na gravação, o deputado também afirma que é necessário invadir o STF e retirar os ministros da corte, além de defender o AI-5, ato mais duro da ditadura militar (1964-1985) e que levou à destituição de três ministros do Supremo.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.