Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

'Não vou ser um Deltan Dallagnol', diz Renan Calheiros sobre investigação contra Bolsonaro na CPI

Trechos exclusivos do depoimento de posse do senador, que será relator da comissão, mostram que ele dirá, em tom de ironia, que não pretende ser condenado como um juiz 'parcial' no futuro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O senador Renan Calheiros (MDB-AL) está preparando um discurso para quando tomar posse como relator da CPI da Covid, na terça (27). Atacado por apoiadores de Jair Bolsonaro, que fizeram um movimento para impedi-lo de exercer a função, ele afirmará que o governo não tem que se preocupar tanto com a sua atuação nas investigações. Algumas frases têm um tom de ironia.

LINHA 2  

“Não vou ser um Deltan Dallagnol”, afirmará Renan no discurso inaugural, fazendo referência ao procurador que comandou a Lava Jato em Curitiba. “O presidente [Bolsonaro] não vai ficar no centro de nenhum powerpoint. Não haverá forças tarefas. No futuro, não quero ser condenado por ter sido parcial”, seguirá, segundo interlocutores que tiveram acesso ao texto. A Lava Jato desgastou o PT, levou Lula à prisão e abriu caminho para a eleição do próprio Bolsonaro. O presidente, que sempre aplaudiu a operação, hoje teme a CPI e passou os últimos dias tentando falar com Renan por telefone.

PASSADO  

As frases de Renan fazem referência a uma das ações mais espetaculares de mídia organizadas pela Lava Jato: em 2016, Deltan Dallagnol e outros procuradores usaram um powerpoint em que colocavam Lula no centro de uma organização criminosa. A apresentação foi criticada até mesmo por apoiadores da operação. O procurador chegou a ser alvo de um processo disciplinar, que foi arquivado porque prescreveu.

​PRESENTE  

Já a referência à condenação por parcialidade é clara: na quinta (22), o STF (Supremo Tribunal Federal) manteve julgamento em que Sergio Moro foi considerado suspeito nos casos em que atuou contra Lula.

QUARENTENA

com BRUNO B. SORAGGI, BIANKA VIEIRA e VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.