Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Senador do PT sugere que auxílio a trabalhadores e empresas fique de fora da meta fiscal

Rogério Carvalho apresentou emenda a projeto do Congresso que altera a Lei de Diretrizes Orçamentárias

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O senador Rogério Carvalho (PT-SE) apresentou uma emenda a um projeto de lei do Congresso sugerindo que despesas destinadas ao programa emergencial de manutenção do emprego, que no ano passado ampliou possibilidades de redução de jornada e salários, e ao auxílio para micro e pequenas empresas durante a crise da Covid-19 não sejam incluídas na meta de resultado primário.

A meta de resultado primário define o resultado que o governo deve alcançar considerando receitas menos despesas. Em 2021, seu déficit é previsto em até R$ 247 bilhões.

A emenda do senador petista foi feita junto a projeto do Congresso que altera a Lei de Diretrizes Orçamentárias, pautado para ser votado nesta segunda (19).

Parlamentares conversam no plenário do Senado após fim de sessão - Pedro Ladeira - 17.out.2018/Folhapress

O parlamentar justifica que os créditos extraordinários não são computados no teto de gasto e que, portanto, caberia estender essa mesma lógica para a meta de resultado primário na retomada desses programas.

"Restrições fiscais artificiais não podem impedir o combate à pandemia, sob pena de agravamento do quadro sanitário e econômico", afirma Rogério Carvalho.

A reedição do programa de manutenção de emprego e do auxílio para micro e pequenas empresas é defendida pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG).

Na semana passada, o socorro às empresas foi tratado em uma reunião do comitê executivo de enfrentamento à pandemia. Nos bastidores, porém, Ministério da Economia e Senado ainda não chegaram a um consenso sobre como viabilizar a volta das medidas.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.