Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Coronavírus

Vacinação evita segunda onda de Covid-19 entre profissionais de saúde do Ceará, diz estudo

Casos na população geral explodiram em relação à primeira onda de 2020, mas despencaram entre médicos e enfermeiros, de 1.268 para 355 infectados

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A vacinação de profissionais de saúde no Ceará impediu até agora que eles fossem atingidos pela segunda onda da Covid-19 que assola o estado e o Brasil.

De acordo com um levantamento feito pela Escola de Saúde Pública do Ceará, o agravamento da situação no estado neste ano fez com que os casos da doença explodissem na população, mas se mantivessem estacionados entre os médicos, enfermeiros e demais trabalhadores do setor de saúde.

E mais: graças a isso, o número de infectados pelo novo coronavírus entre os profissionais, no pior momento deste ano, despencou em relação ao pico da epidemia registrado no ano passado.

Campanha de vacinação em Fortaleza, no Ceará - José Leomar - 10.mar.2021/SVM

O trabalho compara o número de infectados no auge da primeira onda, em 2020, e no pico da segunda onda, em 2021, que parece agora atingir o seu auge.

O número de casos de Covid-19 na população geral, em 2020, alcançou o pico na semana entre 6 de julho e 12 de julho, com 18.762 novos casos da doença sendo confirmados.

Na pior semana da segunda onda registrada neste ano no Ceará, entre 8 de março e 14, foram registrados 32.768 novos casos de Covid-19 no estado.

Ou seja, o número de infectados no auge da segunda onda deste ano saltou 74,6% em comparação com o pico da primeira onda do ano passado.

Já entre os profissionais de saúde ocorreu exatamente o contrário. Eles despencaram 72% em relação ao pico da primeira onda, em 2020.

Na mais dura semana de contaminação entre eles no ano passado, de 11 a 17 de maio, foram registrados 1.268 novos casos de Covid-19.

Neste ano, depois da vacinação em massa de profissionais de saúde, os novos casos entre eles na pior semana, de 1 a 7 de março, despencaram para 355.

"Há sinais claros de que a vacinação evitou a segunda onda de Covid-19 em profissionais de saúde", diz o superintendente da Escola de Saúde Pública do Ceará, Marcelo Alcantara de Holanda, que é pneumologista e intensivista.

O número de profissionais de sa úde vacinados até agora no Ceará com a primeira dose chega a 196.650. Destes, 157 mil já tomaram a segunda dose. A grande maioria, 86%, recebeu a Coronavac, do Instituto Butantan.

Veja, abaixo, os gráficos feitos a partir dos dados coletados. Eles mostram que as curvas dos dois grupos adotam comportamentos distintos. Enquanto a curva da população geral sobe exponencialmente, a dos profissionais de saúde permanece estável.

Levantamento da Escola de Saúde Pública do Ceará comparando casos de Covid-19 entre profissionais de saúde e a população - Reprodução

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.