Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Coronavírus

Vacinação reduz internações e óbitos por Covid-19 no Ceará entre profissionais de saúde, diz estudo

Número de infectados pelo coronavírus explodiu na população geral, mas se manteve estável entre trabalhadores da área

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Os sinais de que a vacinação em massa de profissionais de saúde está freando a segunda onda da Covid-19 entre eles no Ceará apareceram também nos casos de internação e de óbitos no estado —e não apenas no registro de casos, como já constatado.

VENTO

Um estudo divulgado na terça (6) mostrou que o número de pessoas infectadas pelo coronavírus explodiu na população geral na segunda onda da doença, neste trimestre —mas se manteve estável entre médicos, enfermeiros e outros trabalhadores da área. O mesmo teria ocorrido com as hospitalizações e as mortes.

VENTO 2

Segundo o superintendente da Escola de Saúde Pública do Ceará, Marcelo Alcantara Holanda, os dados de internações e óbitos ainda estão sendo analisados. “Mas já sabemos que as hospitalizações de profissionais de saúde caíram absurdamente em relação à da população geral”, afirma o médico, que é pneumologista e intensivista.

SOBE 

O estudo já divulgado mostrou que o número de casos de Covid-19 na população geral, em 2020, alcançou o pico na semana entre 6 de julho e 12 de julho, com 18.762 notificações. Ele deu um salto de 74,6% na pior semana da segunda onda: entre 8 e 14 de março foram registrados 32.768 novos casos da doença.

DESCE  

Entre os profissionais de saúde os casos despencaram 72% do pico da primeira onda da Covid-19 (1.268 casos) para a segunda onda (355 casos).

Vários pontos de vacinação contra a Covid-19
Vários pontos de vacinação contra a Covid-19 - José Leomar - 10.mar.2021/SVM

QUARENTENA

com BRUNO B. SORAGGI, BIANKA VIEIRA e VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.