Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Aprovação de governador do Rio sobe nas redes depois de ação policial com 28 mortos

Dado de levantamento surpreendeu apoiadores e adversários de Cláudio Castro, já que operação está cercada de questionamentos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, recebeu um levantamento feito em redes sociais que mostram que as citações positivas a ele aumentaram depois da operação policial que deixou 28 mortos na comunidade do Jacarezinho.

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, durante abertura do ano legislativo na Alerj - Philippe Lima - 2.fev.2021/Governo do Rio

ESPELHO

Um dia antes da invasão da polícia à comunidade, apenas 12% das citações sobre o governador eram consideradas positivas. No dia do morticínio, o percentual saltou para 41%.

ESPELHO

Já as citações negativas caíram de 50% para 41%. E as neutras passaram de 38% para 18%.

TUDO ISSO?

A informação surpreendeu políticos aliados e até mesmo de oposição que receberam os dados, já que os questionamentos aos atos da polícia foram contundentes.

TRILHA

Políticos do Rio, das mais variadas correntes, já esperavam que uma parcela das pessoas apoiasse a violência policial, mas não com reflexos tão significativos em relação ao próprio governador.

TRILHA 2

A oposição acredita que o aumento da violência, embora condenável, pode ajudar a firmar a imagem de Castro como um governador que está combatendo a criminalidade.

TIJOLO

Há uma expectativa também de que o governador se torne rapidamente um adversário competitivo para a sucessão ao governo do estado. Até julho ele deve receber R$ 6 bilhões da privatização da Cedae (Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro). E pode transformar o estado em um canteiro de obras.

QUARENTENA

com BRUNO B. SORAGGI, BIANKA VIEIRA e VICTORIA AZEVEDO

Erramos: o texto foi alterado

Diferentemente do publicado, foram identificados 28 mortos em decorrência da ação policial na favela do Jacarezinho, não 29. O texto foi corrigido.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.