Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Bolsonaro radicaliza e diz que até Aécio ganhou eleição e não levou em 2014

PSDB rechaça a hipótese, levantada pelo presidente em conversa com interlocutores para questionar segurança das urnas eletrônicas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) está radicalizando o discurso sobre a possibilidade de fraude nas eleições sem o voto impresso. Ele já chegou a falar para interlocutores que ganhou as eleições no primeiro turno em 2018 —e que Aécio Neves venceu Dilma Rousseff em 2014.

ESPANTO

As falas têm impressionado pela indicação de que Bolsonaro, em caso de derrota em 2022, pode imitar Donald Trump: o norte-americano não reconheceu a vitória de Joe Biden para a Presidência dos EUA e conturbou o país.

urna eleitoral com proteção onde se vê escrito Justiça Eleitoral, atrás dessa espécie de biombo, está Jair Bolsonaro,votando
O então candidato a Presidência da República pelo PSL, Jair Bolsonaro, durante sua votação em um colégio militar no Rio de Janeiro, no primeiro turno das eleições de 2018 - Eduardo Anizelli - 07.out.2018/Folhapress

TÔ FORA

O PSDB rechaça a possibilidade de fraude em 2014. “Reconhecemos todos os resultados eleitorais e a segurança das urnas eletrônicas”, diz o presidente do partido, Bruno Araújo. Naquele ano, o PSDB pediu auditoria das urnas. “Ela foi feita. E o resultado foi reconhecido”, diz ele.

MEMÓRIA

“Não há a menor contestação. Participamos da sessão do Congresso Nacional que deu posse a ela sem qualquer protesto”, afirma Araújo.

ERRO

Várias lideranças do partido reconheceram posteriormente que foi um equívoco inclusive pedir a auditoria das urnas. O próprio Aécio Neves disse a Joesley Batista, da JBS, em conversa gravada pelo empresário, que só moveu a ação no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) para “encher o saco”.

QUARENTENA

com BRUNO B. SORAGGI, BIANKA VIEIRA e VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.