Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Butantan fará testagem em massa em SP para evitar fechamento das cidades

Projeto piloto será lançado em Batatais e em Taquaritinga, para depois se estender a outros municípios

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Instituto Butantan vai iniciar nos próximos dias uma testagem em massa nas cidades de Batatais e Taquaritinga, em São Paulo, para mapear a contaminação pelo novo coronavírus entre seus moradores. O projeto piloto vai estudar uma alternativa para o abre e fecha das cidades.

SORTEIO 

Os municípios foram divididos em 11 regiões, chamadas “clusters”. Cada local terá 32 residências sorteadas, que receberão as visitas de agentes de saúde para realizar testes rápidos. As cidades também receberão exames RT-qPCR.

CHECK-UP 

Os participantes deverão se cadastrar na plataforma digital Tainá/Global Health Monitor e realizar uma autoavaliação diária, respondendo a questões sobre sintomas, contato com indivíduos infectados, vacinação e hábitos de prevenção e transporte.

ALERTA 

O aplicativo poderá notificar os moradores sobre casos de Covid-19 próximos ao seu endereço e monitorar a exposição ao vírus em locais em que transitam. Segundo o Butantan, as informações serão anônimas e sigilosas.

REPENSANDO 

Os dados irão auxiliar na formulação de um “isolamento inteligente”, evitando alta nos casos e a necessidade de medidas restritivas mais duras nas cidades. “Essa medida, aliada à vacinação, pode contribuir para que gradativamente os municípios possam manter suas atividades econômicas e, ao mesmo tempo, conter a transmissão do vírus”, afirma o presidente do Butantan, Dimas Covas.

QUARENTENA

com BRUNO B. SORAGGI, BIANKA VIEIRA e VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.