Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Eduardo Leite busca apoio de FHC contra modelo de Doria para prévias do PSDB

Governador do RS defende sistema federativo para eleições internas enquanto o paulista quer que a regra seja um filiado, um voto; os dois grupos dizem ter apoio do ex-presidente

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), conversou com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso nesta terça (25) sobre as prévias no partido para a escolha do candidato do PSDB em 2022. E defendeu mecanismos que, no entendimento dele, poderiam equilibrar a disputa, evitando que a máquina partidária de São Paulo atropele outros candidatos.

De acordo com interlocutores de Leite, se não houver ponderações e compensações de votos, o estado de São Paulo –e, em consequência, o governador João Doria, que deve se candidatar às prévias–sairá em tamanha vantagem que desequilibrará a competição.

O governador Eduardo Leite em reunião com tucanos que lançaram sua candidatura ao Planalto - Gustavo Mansur - 11.fev.21/Divulgação Palácio Piratini

Com isso, ficaria travada a possibilidade de um candidato com perfil nacional, que refletisse o pensamento médio do partido em todo o Brasil, vencer a disputa interna.

Um dos modelos que poderiam ser adotados para as prévias, ainda segundo interlocutores de Leite, seria federativo.

Por ele, primeiro se calcularia o peso de cada estado nas eleições gerais.

O Rio Grande do Sul, por exemplo, com 8,4 milhões de cidadãos aptos a votar, tem 5,69% do total de 147,9 milhões de eleitores do país, de acordo com o TSE (Tribunal Superior eleitoral). Já São Paulo, com 33,5 milhões de eleitores, tem 22,6% dos votos do país.

A totalização de votos das prévias consideraria essa proporção, ponderando os pesos de cada estado.
O modelo federativo respeitaria o tamanho de cada estado na da federação e garantiria equilíbrio de forças partidárias, considerando as diferentes condições do PSDB em cada estado, defendem os apoiadores do governador do Rio Grande do Sul.

Já Doria defende o sistema de um filiado, um voto, sem qualquer ponderação. Ele conversou sobre essa proposta em encontro com FHC na segunda (24).

Os apoiadores do governador paulista dizem que FHC comprou a ideia, segundo o Painel.

Já o governador Eduardo Leite tem uma informação diferente.

Questionado pela coluna, ele confirma que conversou com o ex-presidente da República. E diz que FHC "compreende que as prévias precisam ser realizadas de forma a resultarem numa candidatura que atenda ao sentimento do eleitor em nível nacional e não apenas de estados em que o PSDB tenha mais estrutura".

João Doria, Eduardo Leite, Tasso Jereissati e Arthur Virgílio, todos possíveis presidenciáveis do PSDB - Divulgação

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.