Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Folhajus drogas

Juiz absolve homem flagrado por portar maconha de prestar serviços comunitários

Ele afirma que o artigo sobre punição para o porte de drogas para uso pessoal é inconstitucional

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Um juiz de Santos (SP) absolveu um homem da pena de prestar três meses de serviços comunitários por ter sido flagrado portando um cigarro de maconha e uma trouxinha da droga no bolso. O magistrado afirma que o artigo que prevê punição para o porte de drogas para uso pessoal é inconstitucional.

INTIMIDADE 

“Fica claro que a criminalização do porte de drogas para consumo pessoal ataca comportamentos cuja única implicação é a auto-lesão da própria saúde, que não acarreta dano ou mesmo perigo concreto a qualquer pessoa salvo o próprio usuário”, afirma o magistrado no despacho. “Há nítida inconstitucionalidade da criminalização pela ofensa ao direito à intimidade e à vida privada.”

JOÃO PESSOA, PB, 11.09.2019 - Plantação de cannabis da Abrace Esperança, única associação no país com autorização judicial para o cultivo e extração do óleo a base de CBD (canabidiol). (Foto: )
Plantação de cannabis, em João Pessoa
Adriano Vizoni - 11.set.2019/Folhapress

PERSONALIDADE 

O juiz argumenta que fundamentar a criminalização na defesa da saúde individual “mostra-se tentativa indevida do Estado interferir na ordem moral pessoal de cada um, criminalizando o modo de ser específico de cada pessoa”.

HÁBITOS 

“Seria equivalente à elaboração de tipo penal por alcoolizar-se, fumar tabaco, ter colesterol alto, ingerir altas quantidades de gorduras saturadas, não se exercitar ou deixar de utilizar protetor solar”, emenda o juiz. O flagrante ocorreu em Cubatão (SP).

AGENDA 

No Brasil, portar drogas ilícitas para uso pessoal ainda é crime. No entanto, tramita no STF (Supremo Tribunal Federal), desde 2011, um recurso que pode tornar inconstitucional a punição criminal do usuário. O assunto começou a ser discutido na corte em 2015, mas ainda não foi concluído —e não há previsão de voltar à pauta.

QUARENTENA

com BRUNO B. SORAGGI, BIANKA VIEIRA e VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.