Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Nise Yamagushi nega apoio a mudança em bula da cloroquina e diz estar à disposição da CPI

A declaração de Antonio Barra Torres de que a médica defendeu mudança na bula da cloroquina "não representa a realidade", diz ela em nota

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A médica Nise Yamagushi diz que o diretor-presidente da Anvisa, Antonio Barra Torres, não falou a verdade na CPI da Covid ao dizer que ela apoiou a proposta de mudança da bula da cloroquina para que o remédio pudesse ser usado no tratamento da Covid-19.

"Em relação à declaração do presidente da Anvisa hoje à CPI da Covid-19, o exmo. Dr. Almirante Barra Torres, esta não representa a realidade", afirma ela em nota enviada à coluna.

A médica diz que está disposta a depor na CPI, caso seja convocada.

O diretor-presidente da Anvisa, Antônio Barra Torres
O diretor-presidente da Anvisa, Antônio Barra Torres - Folhapress

"Já existem evidências científicas comprovadas para o uso de medicações que possam auxiliar no combate às fases iniciais da Covid-19 e, caso seja convocada, estarei à disposição da CPI da Covid-19 para esclarecimentos”, afirma ela na nota.

Barra Torres confirmou informação dada à comissão na semana passada pelo ex-ministro Luiz Henrique Mandetta, de acordo com quem um grupo de médicos propôs a Jair Bolsonaro que a bula da cloroquina fosse mudada por decreto.

Segundo Mandetta, um rascunho da medida chegou a ser apresentado a ele em uma reunião no Palácio do Planalto em que Nise também estaria.

Barra Torres disse que chegou a reagir de forma "deselegante" com os médicos. "Então, quando houve uma proposta de uma pessoa física fazer isso, isso me causou uma reação um pouco mais brusca. Eu disse: “Olha, isso não tem cabimento, isso não pode”. E a reunião, inclusive, nem durou muito mais depois disso”, disse o presidente da Anvisa.

Nise diz que é ​"médica oncologista e imunologista com 40 anos de experiência clínica" e afirma que já assessorou ös últimos quatro governos federais cientificamente, bem como o governo do Estado de São Paulo".

Os senadores já afirmaram que ela será convocada para depor.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.