Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Coronavírus

Número de mortes entre enfermeiros despenca no Brasil depois de vacinação contra a Covid-19

A redução foi de 71% de março para abril

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O número de mortes de enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem por Covid-19 despencou no Brasil depois do início da vacinação _os profissionais fazem parte dos grupos prioritários para receber o imunizante.

EM BAIXA

Os óbitos entre eles, que vinham caindo no ano passado, explodiram de novo no começo de 2021, com a segunda onda da Covid-19. Chegaram a 83 em março. E agora caíram para 24, numa queda abrupta de 71% .

CURVA

A baixa seguiu o caminho inverso das mortes registradas na população geral, que seguiram em alta no mesmo período e transformaram abril de 2021 no mês mais letal da epidemia, com 82.401 vítimas.

CURVA 2

A diminuição dos óbitos, segundo o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), pode ser creditada a diversos fatores, sendo o principal deles a imunização desses profissionais. “Ainda assim, as equipes continuam sobrecarregadas. Em especial com o advento da segunda onda, que foi mais agressiva”, diz Walkirio Costa Almeida, que integra o comitê de crise da entidade.

SERINGA 2

Ele também cita a maior disponibilidade de equipamentos de proteção e o maior conhecimento dos protocolos para o combate ao vírus como fatores que podem explicar a redução dos óbitos.

MAPA

O Cofen registrou em abril 7 mortes na região Norte, 3 no Nordeste, 5 no Centro-Oeste, 8 no Sul e 1 no Sudeste. A Covid-19 já matou, no total, 776 profissionais de enfermagem no Brasil.

QUARENTENA

com BRUNO B. SORAGGI, BIANKA VIEIRA e VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.