Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Folhajus

Polícia prende três homens suspeitos de planejar atirar ovos no governador do Pará

Helder Barbalho participará de evento em Tucurí; OAB vê cerceamento de liberdade de expressão

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A Polícia Civil de Tucuruí, no Pará, prendeu na manhã desta quinta (20) três homens que estariam tramando arremessar ovos durante um evento público na cidade que terá a participação do governador paraense, Helder Barbalho (MDB), e de prefeitos de outros municípios do estado.

O pedido de prisão preventiva de Simião Nogueira de Moraes, Josicleison do Nascimento Silva e Herlen Ulisses Batista Garcia alega que a polícia da cidade identificou "associação criminosa que tem praticado diversos crimes contra a honra do governador do Pará e de outras autoridades públicas que participarão do evento".

O documento ainda alega "provável ocorrência de confrontos entre os representados e os populares que ali estarão presentes". A solicitação foi acatada pela Vara Criminal da Comarca de Tucuruí, que ainda determinou o indiciamento dos três pelos crimes de constrangimento ilegal e associação criminosa.

Governador Helder Barbalho (MDB)
Governador Helder Barbalho (MDB) - Divulgação

O evento público, marcado para as 14h, marcará a entrega da reforma da cadeia pública de Tucuruí e terá a presença de Barbalho, que ainda seguirá na cidade cumprindo agenda até as 16h30.

A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de Tucuruí vê perseguição política e cerceamento de liberdade de expressão nas prisões. A entidade já se mobiliza para impetrar um pedido de habeas corpus em favor dos três homens detidos.

Ao menos um dos detidos é filiado a partido político: Josicleison do Nascimento Silva foi candidato a vereador pela legenda no ano passado, mas não foi eleito.

"O delegado de Polícia Civil representante sustenta em suas razões que o pedido formulado não trata de tolhimento ao direito de liberdade de expressão ou de livre associação, mas de resguardo à ordem pública", afirma a decisão judicial que acatou os pedidos de prisão —o processo segue em segredo de Justiça.

Em seu despacho, o juiz afirma que "não se trata de um mero plano de lançar ovos na direção de um governador de estado ou de mera expressão de opinião política; trata-se de evitar convulsões entre pessoas reunidas em ato público e com grande risco de desordens e tumultos que possam gerar lesões corporais e, inclusive, mortes".

"o mundo pós-contemporâneo, este império da pós-verdade, tornou-se o mundo dos ódios. Cada manifestação, cada palavra proferida em redes sociais deve ser pensada e pesada, pois é gigantesco o potencial de gerar convulsões públicas e danos reais à sociedade", segue ele.

"As polarizações criadas no domínio internacional também são refletidas em menor escala, descendo ao âmbito de um pequeno Município no interior do Estado do Pará. O cuidado mútuo (care) é um valor crescente no espectro político internacional e se manifesta em um dever cogente, ou seja, é imposto a todas as pessoas."

A Polícia Civil afirma que os três presos já foram encaminhados para o sistema penal.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.