Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Coronavírus

Prefeitura de SP vai reter atestados para apurar veracidade e evitar fura-fila na vacinação contra Covid-19

Documentos falsos podem ser encontrados na região central da capital paulista

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo vai reter atestados médicos de pacientes que alegam comorbidades para investigar esses documentos. A decisão tem como objetivo apurar a veracidade de evitar que pessoas usem laudos falsos para furar a fila da vacinação contra a Covid-19.

Segundo determinação do prefeito Ricardo Nunes (MDB), o Ministério Público será acionado em caso de comprovação de fraude.

Atestados falsos estão sendo fornecidos na região da Sé, no centro da capital paulista, para quem deseja furar a fila da imunização.

O “kit completo” inclui atestado médico com a suposta doença e o receituário de um medicamento usado. Tudo sai por R$ 220, pagos em dinheiro, “mas só quando eu te entregar a papelada”, afirma um dos negociadores, tentando dar garantia do serviço, como mostra reportagem da Folha.

Neste mês, pessoas com comorbidades para Covid-19 (como diabetes, hipertensão, doenças cardíacas, entre outras) podem se vacinar em São Paulo —cada município define as faixas etárias que estão liberadas. A imunização desses pacientes, no entanto, exige comprovação da doença, seja por meio de atestado, receita ou laudo médico.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.