Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Djonga é notificado por usar música de Tim Maia sem pedir autorização

Herdeiro do cantor, Carmelo Maia diz que caso pode ser judicializado

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O rapper Djonga foi notificado extrajudicialmente por usar a música “Contacto Com o Mundo Racional”, de Tim Maia, sem pedir autorização para o uso da obra e do fonograma. A reivindicação é do ator Carmelo Maia, filho do cantor.

MIX

A faixa é reproduzida do início ao fim da canção “Eterno”, interpretada por Djonga em parceria com o artista Coyote Beatz, e é sobreposta pela voz do rapper e por efeitos sonoros. A música integra o álbum “O Menino que Queria Ser Deus”, lançado em 2018.

CONVERSA

“Pasmifiquei porque não me pediram autorização”, afirma Carmelo Maia, que diz tentar um acordo com a equipe do rapper desde dezembro de 2020. “Se ele não entender com bons olhos essa notificação, que é só um documento formal, a gente vai judicializar”, diz o herdeiro de Tim Maia, que é defendido pelo advogado Caio Mariano.

EXEMPLO

De acordo com Carmelo, Djonga já faturou cerca de R$ 100 mil com os direitos autorais sobre a faixa "Eterno". "Não é um comércio, não é só dinheiro. Poxa, é o meu pai", afirma à coluna. Ele ainda diz que o rapper poderia ter feito como a cantora Anitta, que lançou um sample de "Garota de Ipanema" e creditou Tom Jobim e Vinícius de Moraes desde o princípio.

RETIFICAÇÃO

Recentemente, Tim Maia foi incluído como coautor da música na plataforma de streaming Spotify —o que não havia ocorrido até abril deste ano, pelo menos, segundo a defesa do ator.

TENTEI

A assessoria de Djonga diz que houve uma tentativa de acordar um valor pelo uso da obra, mas que Carmelo Maia “propôs uma divisão de fonograma que é abusiva e fora de qualquer padrão seguido pelo mercado”, pedindo os direitos fonográficos e autorais da música “Eterno” integralmente.

TENTEI 2

"Djonga foi notificado oficialmente sobre o uso da música 'Contacto Com o Mundo Racional', de Tim Maia, em abril. Desde que tomou conhecimento da notificação, Djonga se mostrou disposto em abrir um diálogo com Carmelo Maia a respeito, tentando uma negociação."

O QUE É MEU

A proposta, afirmam, daria a entender que Djonga e Coyote não trabalharam artística e intelectualmente na obra. "Samplear faz parte da cultura hip hop e, quando a música foi feita, o artista estava em outro momento de sua carreira. Não à toa, no momento atual, Djonga se dispôs a conversar a respeito", seguem.

QUARENTENA

com BRUNO B. SORAGGI, BIANKA VIEIRA e VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.