Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Mandetta reafirma proposta de alterar bula da cloroquina e diz que Nise agia 'como urubu na carniça'

Ex-ministro da Saúde afirma que se encontrou com a médica no dia em que seria demitido do Ministério da Saúde

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta reafirmou à coluna que ele encontrou a médica Nise Yamaguchi no dia 6 de abril de 2020 no Palácio do Planalto e que ela sugeriu, sim, a mudança da bula da cloroquina/hidroxicloroquina por meio de decreto presidencial. A ideia era que a Covid-19 fosse incluída na lista de doenças para as quais servem esses medicamentos.

Nise negou nesta terça (1º) em depoimento à CPI da Covid que tenha feito a propos ta. Disse que houve um equívoco e que a ideia sempre foi orientar o protocolo de prescrição desses recursos farmacológicos.

O ex-ministro Luiz Henrique Mandetta durante o depoimento à CPI da Covid no Senado
O ex-ministro Luiz Henrique Mandetta durante o depoimento à CPI da Covid no Senado - Jefferson Rudy - 4.mai.2021/Agência Senado/via AFP

"Eu fui ao Palácio do Planalto, era o dia em que eu seria demitido [conforme anunciavam os jornais]. A Nise estava lá com outro médico, um cardiologista. Estavam como urubu na carniça", afirma ele.

Segundo Mandetta, o presidente da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), Antonio Barra Torres, também participou da reunião, bem como o então chefe da Casa Civil, general Braga Netto, e o então secretário-geral da Presidência, Jorge Oliveira.

"Cheguei no Planalto e o Braga Netto me disse 'temos que subir para o quarto andar, tem uns médicos lá'", relembra Mandetta.

"Entrei na sala e estava ela. Perguntei: 'Qual é o seu nome?'. E ela: 'Nise Yamaguchi'. Falei: 'Ah, você é a Nise'", relembra o ex-ministro.

Ele afirma que viu sobre a mesa a minuta do decreto que mudaria a bula da cloroquina. "O Barra Torres ficou indignado e disse que a Anvisa não permitiria aquilo", afirma Mandetta.

O ex-ministro diz ainda que afirmou a Nise que, caso ela quisesse fazer uma pesquisa sobre a eficácia da hidroxicloroquina para a Covid-19, o Ministério da Saúde poderia financiá-la, como já estava fazendo com outros estudos.

Diante da reação dele e de Barra Torres, o secretário-geral recolheu o papel e disse que aquilo não teria continuidade.

Mandetta ganhou uma curta sobrevida no cargo: naquele dia, os militares palacianos ainda tentavam convencer Jair Bolsonaro a mantê-lo à frente da pasta.

No dia 16 de abril, o presidente finalmente demitiu o ministro.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.