Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Miranda insinua que irmão gravou Bolsonaro e diz que, se fosse ele, 'faria isso'

Deputado foi com familiar no gabinete do presidente para relatar irregularidades na compra de vacinas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A cúpula da Câmara dos Deputados, alinhada com o governo, ameaça levar o deputado Luis Miranda (DEM-DF) ao Conselho de Ética caso fique confirmado que ele gravou conversa com o presidente Jair Bolsonaro. Na terça (29), outro parlamentar, Daniel Silveira, foi afastado do cargo por dois meses por ter gravado uma reunião de seu próprio partido, o PSL.

ZERO CHANCE 

Miranda diz que não gravou o presidente. Isso não quer dizer, no entanto, que a conversa dele com Bolsonaro não tenha sido registrada.

SINAL 

“Eu não estava sozinho na sala”, afirma o parlamentar. “Estava com meu irmão [Luis Ricardo Fernandes Miranda, do Ministério da Saúde]. E não posso impedir que a pessoa ameaçada grave [uma conversa para se defender]”, diz o parlamentar.

VAI SABER 

Mas, afinal, o irmão gravou Bolsonaro? “Se fosse eu, gravaria”, responde Miranda —sem confirmar se isso de fato ocorreu.

EU ACUSO 

Na semana passada, Miranda foi à CPI da Covid com seu irmão, o servidor Luis Ricardo Fernandes Miranda, para denunciar um esquema irregular na aquisição da vacina Covaxin pelo Ministério da Saúde.

NA SALA 

Os dois levaram a crise para dentro do Palácio do Planalto ao revelar que informaram o presidente Jair Bolsonaro sobre a existência de um possível esquema para a importação do imunizante.​ E agora Bolsonaro está sendo denunciado ao Supremo Tribunal Federal (STF) por senadores por prevaricação.

O deputado Luis Miranda
O deputado Luis Miranda - Reuters

QUARENTENA

com BRUNO B. SORAGGI, BIANKA VIEIRA e VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.