Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Pais de escola particular em SP veem erotização de Anne Frank em livro usado em aula de inglês

Colégio Móbile afirma que material traz conteúdo oficial do diário da judia vítima do Holocausto

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Pais de alunos da escola Móbile, em São Paulo, procuraram a direção da instituição indignados com o uso de uma versão em quadrinhos do “Diário de Anne Frank” no qual veem erotização da personagem.

Eles se referem a páginas da obra, em inglês, na qual Anne Frank fala, em tradução livre, “toda vez que vejo um nu feminino, vou a êxtase” e “esse buraco é tão pequeno que mal consigo imaginar como um homem entra aqui dentro [...] já é difícil enfiar o meu dedo indicador dentro”.

A insatisfação de pais com o uso desse material em sala de aula foi exposta pela DJ Pietra Bertolazzi em sua conta no Instagram, na qual ela compartilha imagens e texto do livro.

A Escola Móbile afirma que o livro “Anne’s Frank Diary: The Graphic Adaptation”, é uma versão oficial da história da jovem judia e que a obra foi referendada pela Unicef e pela Fundação Anne Frank.

Anne, cujo diário foi declarado patrimônio da humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), morreu em 1945 no campo de concentração de Bergen-Belsen e deixou duas versões de seu diário.

Segundo a escola, o material foi usado como atividade de aula de inglês para o sétimo ano do Ensino Fundamental. “A leitura integra um projeto amplo para o debate e reconhecimento dos horrores do Holocausto, estimulando a reflexão sobre seu contexto histórico”, diz a direção, em nota, apontando que o conteúdo é indicado para faixa etária de 8 a 12 anos.

“A Móbile salienta que todo o conteúdo textual da edição consta no diário original redigido por Anne Frank, inclusive os trechos pontuais que suscitaram a referida discussão. Por fim, a escola tem conversado com alguns pais que levantam dúvidas sobre o conteúdo do livro."

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.