Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Petista pede que CCJ da Câmara convoque Paulo Guedes para explicar subvalorização de rombo futuro da previdência militar

Deputado também solicita que o ministro Bruno Dantas, do TCU, seja convidado a falar

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O deputado Alencar Santana Braga (PT-SP) enviou requerimento à Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara pedindo que o órgão convoque o ministro da Economia, Paulo Guedes, para prestar esclarecimentos sobre a subavaliação de valores do regime dos militares, minimizando eventual rombo futuro.

Como a coluna noticiou na terça (15), o governo uma auditoria financeira feita pelo Tribunal de Contas da União (TCU) sobre estimativas contábeis do passivo da Previdência Social afirma que o governo de Jair Bolsonaro adotou a prática e também superavaliou os números relativos ao regime dos servidores civis da União, dizendo que gastará mais do que de fato desembolsará.

Braga também solicita que a comissão convide o ministro do TCU Bruno Dantas para falar sobre o mesmo assunto.

O ministro Paulo Guedes
O ministro Paulo Guedes - Reuters

"Fomos surpreendidos com a notícia de que o governo fraudou dados que embasaram a Reforma da Previdência, subestimando o regime dos militares da ordem de R$ 45 bilhões, e supervalorizando o impacto nas contas públicas do regime dos servidores civis da União na casa dos 49 bilhões de reais", afirma o deputado no documento.

"O ministro Paulo Guedes precisa esclarecer e ser indagado sobre essa suposta fraude nos dados que claramente teve o objetivo de manipular a opinião pública e esse parlamento", segue o petista. "A Reforma da Previdência tramitou por essa comissão onde foram apresentados esses dados pelo ministro e sua equipe e que, contribuíram por embasar o posicionamento da comissão à época o que justifica que essa comissão o convoque."

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.