Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Senadores devem esvaziar sessão da CPI para não dar palco ao 'tratamento precoce'

Médicos Ricardo Ariel Zimerman e Francisco Eduardo Cardoso Alves serão ouvidos nesta sexta (18)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Os depoimentos dos médicos Ricardo Ariel Zimerman e Francisco Eduardo Cardoso Alves na CPI da Covid, marcados para esta sexta (18), devem ser esvaziados pelo grupo de senadores de oposição e os que declaram independência em relação ao governo de Jair Bolsonaro. A ideia é não dar palco nem prestígio para que eles divulguem suas ideias em favor do “tratamento precoce” contra a Covid-19.

ZÍPER FECHADO

O senador Renan Calheiros (MDB-AL), relator da CPI, deve fazer poucas perguntas —ou mesmo se abster de questionamentos. Os demais parlamentares de oposição podem adotar a mesma posição.

PRECOCE

Zimerman é infectologista e ex-presidente da Associação Gaúcha de Profissionais em Controle de Infecção e Epidemiologia Hospitalar. Ele defende o tratamento precoce com o uso de remédios como a cloroquina —cuja ineficácia para a Covid-19 já foi comprovada em estudos clínicos. Ele foi convidado para depor pelos senadores bolsonaristas Luis Carlos Heinze (PP-RS) e Marcos Rogério (DEM-RO).

RECEITA

Já Alves é diretor-presidente da Associação Nacional dos Médicos Peritos da Previdência Social (ANMP) e apontado como um dos coautores da nota informativa do Ministério da Saúde que dava orientações para o “tratamento precoce” da Covid-19.

QUARENTENA

com BRUNO B. SORAGGI, BIANKA VIEIRA e VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.