Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

TV Globo diz que Bolsonaro antecipa debate e passa a divulgar pesquisa eleitoral

Emissora noticiou sondagem eleitoral do instituto Ipec que mostra Lula com 49% contra 23% do atual presidente

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A TV Globo quebrou uma tradição e passou a divulgar pesquisas eleitorais sobre a sucessão presidencial antes da formalização dos candidatos que estarão na disputa.

A emissora sempre preferiu noticiar as sondagens eleitorais depois da definição do calendário oficial do pleito, e no ano em que ele é realizado.

O comportamento do presidente Jair Bolsonaro, que já está em campanha e não esconde isso, levou a emissora a se antecipar.

O presidente tem participado de motociatas e feito comícios em inaugurações de obras, além de dar declarações como "pode Jair se acostumando", "me aguardem em 2022" e "a gente se encontra em 2022".

Na quinta (24), a TV Globo divulgou em seus telejornais pesquisa do instituto Ipec que mostra que, se a eleição fosse hoje, Lula teria 49% dos votos no primeiro turno, contra 23% de Bolsonaro, 7% de Ciro Gomes, 5% de João Doria e 3% de Luiz Henrique Mandetta.

"A pesquisa foi divulgada porque o próprio presidente, com slogans e declarações, antecipou o debate sobre a eleição de 2022. Os números hoje são notícia. A partir de agora, a Globo passará a divulgar as pesquisas do Datafolha e Ipec, instituto fundado por executivos do antigo Ibope Inteligencia, que dispõe do know-how necessário", afirmou a TV Globo em nota enviada à coluna.

O colunista da Folha e do UOL Mauricio Stycer, em texto publicado em maio no portal, apontou que o Jornal Nacional não mencionou a primeira pesquisa do Datafolha sobre a eleição de 2022 desde que o STF anulou as condenações judiciais do ex-presidente Lula, divulgada no dia 12 de maio.

"É fato que o principal telejornal da Globo não tem divulgado pesquisas sobre intenção de voto em 2022. É uma prática da emissora. Mas ignorar o Datafolha desta quarta-feira é fechar os olhos para uma notícia de impacto em todas as áreas e mostra que algumas práticas não se justificam. Os números da pesquisa repercutiram nos principais veículos de informação do país", escreveu Stycer. ​

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.