Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Veto de Doria à Copa América gera euforia em grupo de médicos de centro de contingência

Possibilidade de governador aceitar o torneio provocou tensão máxima entre os especialistas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A decisão do governador de São Paulo, João Doria (PSDB), de vetar a Copa América em SP provocou uma onda de alívio e de euforia entre os médicos do centro de contingência que o aconselham no combate à Covid-19.

PALMAS

No grupo em que eles se reúnem com Doria no WhatsApp, as mensagens foram de entusiasmados aplausos. “Excelente notícia!!!”, disse um deles. “Agradecemos, uma lição ao país”, afirmou outro. “Importantíssimo posicionamento. Parabéns e obrigado”, escreveu um terceiro.

O governador João Doria durante evento no Instituto Butantan, em São Paulo - Zanone Fraissat - 23.fev.2021/Folhapress

NERVOS

A possibilidade de Doria aceitar o torneio, como sinalizou em um primeiro momento, tinha provocado tensão máxima entre os especialistas. O número de pacientes internados em UTIs em São Paulo segue subindo e atingiu, na terça (1º), o patamar mais alto dos últimos 15 dias. Eram 10.925 internados, contra 10.162 do dia 18 de maio.

NERVOS 2

A alta é permanente, ainda que, neste momento, mais lenta. O número de internados vem crescendo 0,6% ao dia.

CURVA

O patamar, no entanto, é considerado muito alto. Em janeiro, quando a situação era já preocupante, 5.900 pessoas estavam internadas em UTIs no estado. O pico da segunda onda ocorreu em meados de março, com 12.961 internados.

APELO

Os dados levaram os médicos do comitê de contingência a apelar Doria para que ele não permitisse a realização de jogos da Copa América na capital.

UFA

O veto de Doria à Copa América em São Paulo chegou a ser recebida com alívio por clubes paulistanos. Receber jogos do torneio gera gastos.

UFA 2

Além disso, Palmeiras, Corinthians e São Paulo teriam que ver seus times jogar o Campeonato Brasileiro em outros estádios.

QUARENTENA

com BRUNO B. SORAGGI, BIANKA VIEIRA e VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.