Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Bolsonaro diz que Barroso foi 'do nada' debater voto impresso, mas convite partiu da Câmara dos Deputados

Deputada Bia Kicis fez até vídeo chamando o magistrado para participar de uma live

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Os novos ataques do presidente Jair Bolsonaro ao presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso, afirmando que "do nada" ele foi para dentro do Congresso se reunir com líderes partidários e tentar derrotar o voto impresso, esbarram em um fato: foram os próprios deputados federais da comissão especial que debate o assunto que convidaram Barroso para uma audiência na Câmara dos Deputados.

O convite foi feito também pelo presidente da Câmara, Arthur Lira.

A vontade de parlamentares, inclusive bolsonaristas, debater com Barroso era tanta que a deputada Bia Kicis (PSL-DF) chegou a postar um vídeo nas redes sociais, em maio, convidando o magistrado para uma live.

Na comissão, Barroso procurou demonstrar aos parlamentares que o sistema de voto eletrônico é seguro, transparente e auditável, antes, durante e após as eleições. Expôs, ainda, que o voto impresso, além do custo, seria uma ameaça ao sigilo e ofereceria grave risco de fraude e de judicialização das eleições.

Como mostrou a coluna, as urnas eletrônicas foram criadas com a participação dos militares brasileiros.

A história já foi narrada pelo ex-presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Carlos Velloso e está registrada nos arquivos da corte.

Segundo ele, um grupo técnico foi formado na década de 1990 para desenvolver a urna. Ele era integrado por três engenheiros do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), um do Exército, um da Aeronáutica, um da Marinha e um do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD).

“A comissão técnica começou do zero, foi trabalhando e construindo e fez o protótipo da urna. Quando a comissão trabalhava, fui visitado por representantes de empresas estrangeiras oferecendo urnas para nós. Eu dizia: não, vamos fazer uma urna tupiniquim, simples e barata. E assim conseguimos”, relembrou Velloso.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.