Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Bolsonaro sofre derrota na madrugada e voto impresso pode ser rejeitado nesta sexta

Tentativa de adiar sessão que vai deliberar sobre o tema acabou frustrada por falta de quórum no plenário da Câmara

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O governo de Jair Bolsonaro (sem partido) sofreu uma derrota na madrugada desta sexta (16) ao tentar impedir a sessão da comissão especial que analisará a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que prevê a implementação do voto impresso no país.

Com um placar considerado desfavorável ao governo na comissão e provável derrota do voto impresso, líderes bolsonaristas tentaram aprovar um requerimento no plenário da Câmara dos Deputados para proibir a realização de sessões de comissões especiais entre 16 e 20 de julho.

A proposta foi apresentada pelo deputado Cacá Leão (PP-BA). Houve registro de 255 votos, mas era necessário quórum de 257 deputados presentes no plenário para validar a votação.

Foram 207 votos a favor do requerimento, 43 contra, 4 abstenções e outros 83 deputados obstruindo a sessão.

Apesar do placar favorável à suspensão da sessão do voto impresso, ele não foi validado e ela ocorrerá ainda nesta sexta (16).

Foi a segunda tentativa dos bolsonaristas de adiar a sessão que pode aprovar, ou rejeitar, o voto impresso.

A primeira delas foi do próprio presidente da comissão especial que analisa o tema, o deputado Paulo Eduardo Martins. No começo da semana, ele suspendeu a reunião e afirmou que ela só seria realizada em agosto.

Os deputados contrários ao voto impresso, no entanto, fizeram uma auto-convocação por maioria do colegiado, passando por cima da decisão de Paulo Eduardo Martins.

Os líderes bolsonaristas tentaram então adiar a sessão com o requerimento votado na madrugada no plenário da Câmara, sem sucesso.

A sessão foi convocada com pauta única: deliberar sobre o voto impresso. A expectativa da oposição é reunir, entre os 34 parlamentares da comissão, 23 votos contrários ao projeto, arquivando a ideia por ampla maioria.

Há uma preocupação, no entanto, de que os governistas ainda tentem alguma manobra interna para impedir a votação nesta sexta, tentanto adiar eventual derrota ao empurrar a discussão para agosto.

A ideia do voto impresso ganhou impulso na Câmara dos Deputados depois de seguidos discursos do presidente Jair Bolsonaro. Em queda nas pesquisas eleitorais, ele voltou a questionar, neste ano, a segurança da urna eletrônica.

Uma articulação que envolveu ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e 11 partidos na Câmara dos Deputados acabou revertendo a maioria na comissão especial que vai decidir sobre o assunto.

Erramos: o texto foi alterado

A proposição que discute a implementação do voto impresso no país é uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição), não um projeto de lei. O texto foi corrigido.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.