Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Coronavírus

Brasil ainda precisa aplicar 196 milhões de doses e pode alcançar imunidade coletiva apenas em 2022

Ao todo, 70 milhões de pessoas não receberam nem sequer uma dose de vacina

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Brasil ainda precisa aplicar 196 milhões de doses de vacinas para alcançar a imunização completa de toda a sua população adulta —ou 160 milhões de pessoas com mais de 18 anos.

MARCHA LENTA

Caso o ritmo atual se mantenha, o país alcançará a meta de imunizar 90% de seus 160 milhões de adultos, desejável para alcançar com segurança a imunidade coletiva, apenas no primeiro trimestre de 2022.

MARCHA 2

A conclusão é de um estudo feito por cientistas da USP, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com base em dados oficiais do Ministério da Saúde.

MARCHA 3

“A velocidade da vacinação obtida até agora, apesar de mais acelerada nas últimas semanas, ainda é inadequada ao cenário epidemiológico do país”, escrevem os cientistas.

AINDA FALTA

Do total, 70 milhões de pessoas ainda não receberam nem sequer uma dose de vacina (44% do público alvo) e para elas precisam ser reservadas 140 milhões de doses. Outras 56 milhões (35% do total) já receberam a primeira dose e aguardam a segunda aplicação. Apenas 34 milhões (ou 21%) estão completamente imunizados.

PRESSA

O anúncio de novas metas por alguns governos, como a vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos ainda neste ano e uma terceira dose para idosos, exigiria uma oferta muito maior de vacinas, ou cerca de 80 milhões a mais do que as até agora previstas pelo Ministério da Saúde para os próximos meses.

VAI FALTAR

“Pode-se observar que a previsão de doses para julho e agosto (cerca de 100,9 milhões) é incompatível com metas de cobertura vacinal de adolescentes e terceira dose para idosos anunciadas para o início do segundo semestre de 2021”, seguem os cientistas em sua análise.

CESTA

O Ministério da Saúde tem divulgado números grandiosos de entrega de vacinas para os meses de setembro a dezembro (363,6 milhões de doses), o que poderia ajudar na aceleração.

MUITA CALMA

Mas os cientistas ponderam: “Por enquanto, as remessas têm sido constantemente reajustadas com menos quantidade do que as anteriormente anunciadas”.

CALMA 2

“O estado de São Paulo e um consórcio de governos estaduais passaram a anunciar compras descentralizadas de vacinas, adicionais às entregues pelo Ministério da Saúde, mas ainda não há dados disponíveis sobre cronograma e quantidades”, completam os pesquisadores.

ASSINATURA

O boletim é assinado pelos professores Guilherme Loureiro Werneck, Ligia Bahia e Jéssica Pronestino de Lima Moreira, da UFRJ e da UERJ, e Mário Scheffer, da USP.

QUARENTENA

com BRUNO B. SORAGGI, BIANKA VIEIRA e VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.