Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Deputado quer que Braga Netto explique 'ameaças' das Forças Armadas a parlamentares

"Ninguém está acima da lei", afirma Elias Vaz (PSB-GO)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O deputado federal Elias Vaz (PSB-GO) protocolou um requerimento na Câmara em que pede a convocação do ministro da Defesa, Walter Braga Netto, à Comissão de Fiscalização e Controle da Casa para que seja explicada a nota emitida por ele e por comandantes das Forças Armadas na quarta-feira (7).

“As Forças Armadas e o Ministério da Defesa deveriam ser os principais interessados em identificar e coibir práticas irregulares. O papel deles é responsabilizar quem comete crime e não esconder debaixo do tapete ou atacar quem está investigando corrupção", afirma o deputado do PSB.

"Ninguém está acima da lei e nós queremos saber exatamente o que significam as ameaças da nota emitida pelo governo e Forças Armadas", segue Vaz.

Na quarta, durante sessão da CPI da Covid, o senador Omar Aziz (PSD-AM) afirmou que havia muitos anos que o Brasil "não via membros do lado podre das Forças Armadas envolvidos com falcatrua dentro do governo".

Em resposta, Braga Netto e os comandantes compartilharam nota em que afirmam que o senador, em sua fala, desrespeitou os militares e generalizou esquemas de corrupção.

"As Forças Armadas não aceitarão qualquer ataque leviano às instituições que defendem a democracia e a liberdade do povo brasileiro", disseram.

"Essa narrativa, afastada dos fatos, atinge as Forças Armadas de forma vil e leviana, tratando-se de uma acusação grave, infundada e, sobretudo, irresponsável", seguiram os militares no comunicado. Eles afirmaram ainda que as instituições militares no país são fator "essencial de estabilidade" e pautam-se pela observância da lei e pelo equilíbrio.

Após a reação da Defesa, Aziz disse que sua fala não generalizou o comportamento dos militares e que eles não podem intimidar o Congresso. Ele classificou a resposta da Defesa como "desproporcional".

"Pode fazer 50 notas contra mim, só não me intimidem. Porque quando estão me intimidando, estão intimidando essa Casa [Senado] aqui", disse o presidente da CPI.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.