A diretoria da Ancine (Agência Nacional do Cinema) indeferiu um projeto de filme sobre a vida e trajetória do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB). Intitulada “Presidente Improvável”, a obra é da produtora Giro Filmes e já havia sido aprovada em 2018 pela agência.
FREIO DE MÃO
O órgão justifica que o projeto “dá margem a inegável promoção da imagem pessoal do ex-presidente da república homenageado no documentário, com o notório aproveitamento político, às custas dos cofres públicos”.
CENSURA
“A decisão é flagrante censura da Ancine ao tema, em tentativa de impedir o registro de nossa história”, diz Cris Olivieri, advogada consultora para arte e cultura. A Ancine diz que a decisão foi tomada por dois diretores e que será submetida à próxima reunião da diretoria colegiada, “podendo ser ratificada ou retificada”.
QUARENTENA
com BRUNO B. SORAGGI, BIANKA VIEIRA e VICTORIA AZEVEDO
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.
sua assinatura pode valer ainda mais
Você já conhece as vantagens de ser assinante da Folha?
Além de ter acesso a reportagens e colunas, você conta com newsletters exclusivas (conheça aqui).
Também pode baixar nosso aplicativo gratuito na Apple Store ou na Google Play para receber alertas das principais notícias do dia.
A sua assinatura nos ajuda a fazer um jornalismo independente e de qualidade. Obrigado!
sua assinatura vale muito
Mais de 180 reportagens e análises publicadas a cada dia. Um time com mais de 200 colunistas e blogueiros. Um jornalismo profissional que fiscaliza o poder público, veicula notícias proveitosas e inspiradoras, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?
ASSINE POR R$ 1,90 NO 1º MÊS
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.