Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Itamaraty

Ex-embaixador Paulo Tarso Flecha de Lima morre aos 88 anos

Ele estava internado no Hospital Sírio-Libanês, em Brasília

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O ex-embaixador Paulo Tarso Flecha de Lima, 88, morreu nesta segunda-feira (12) em decorrência de choque séptico. Ele estava internado no Hospital Sírio-Libanês, em Brasília.

O velório será realizado no Itamaraty na terça (13), a partir das 9h. Já está sendo providenciado o translado do corpo para Belo Horizonte, onde o ex-embaixador será enterrado no jazigo da família. Ele era viúvo de Lúcia Flecha de Lima e deixa quatro filhos e dez netos.

O então embaixador brasileiro nos Estados Unidos, Paulo de Tarso Flecha de Lima - Juca Varella - 16.mar.1996/Folhapress

Paulo Tarso Flecha de Lima foi secretário-geral das Relações Exteriores entre março de 1985 e março de 1990.

Ele também foi nomeado por Itamar Franco e representou o Brasil em Washington de novembro de 1993 a maio de 1999. Nesse período, teve que negociar a retirada de cerca de 450 trabalhadores brasileiros que foram feitos de escudo por Saddam Hussein durante a Guerra do Golfo. Ele participou de 45 encontro em 23 dias para libertá-los.

Foi também embaixador em Londres e em Roma e tido como ícone da diplomacia brasileira. ​Nascido em Belo Horizonte, em 8 de julho de 1933, o ex-embaixador ocupa a cadeira 13 da Academia Mineira de Letras.​

Paulo foi casado com Lúcia Flecha de Lima, que morreu em 2017, com quem teve cinco filhos. Ela sofria de um câncer no útero. Lúcia foi por muitos anos celebrada como a mais ativa embaixatriz da história recente do Brasil e, em 2003, foi secretária de Turismo do Distrito Federal. Ela também foi muito próxima de Lady Di, a princesa Diana.

Erramos: o texto foi alterado

O ex-embaixador Paulo Tarso Flecha de Lima estava internado na unidade de Brasília do Hospital Sírio-Libanês, não em São Paulo. O texto foi corrigido.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.