Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Hospital diz que Bolsonaro fez teste para Covid-19 antes de ser internado

Fotografias do presidente ao lado de pacientes, sem máscara, e caminhando pelo hospital tiveram repercussão

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O hospital Vila Nova Star, onde o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) está internado, afirma que ele fez teste para Covid-19 antes de ser admitido. Fotografias do presidente ao lado de pacientes, sem máscara, e caminhando pelo hospital tiveram repercussão, pelo risco de disseminação do novo coronavírus.

"O Hospital Vila Nova Star acolhe integralmente a legislação brasileira. Todos os pacientes internados na unidade são testados para Covid-19, o que inclui o senhor Presidente da República. Além disso, todas as áreas Covid-19, tanto no Pronto Socorro como nos apartamentos e UTI, são isoladas no hospital", diz em nota.

O presidente Jair Bolsonaro caminha em corredor do hospital Vila Nova Star na manhã desta sexta-feira (16)
O presidente Jair Bolsonaro caminha em corredor do hospital Vila Nova Star na manhã desta sexta-feira (16) - Jair Bolsonaro no Instagram

O hospital ressalta ainda que caminhadas e circução pelo corredor do andar "costumam fazer parte da recuperação dos pacientes". "No caso de uma das fotos publicadas, foi a própria paciente quem pediu para ser fotografada ao lado do Presidente", segue o texto.

"Cabe ressaltar que as normas de segurança que regem a internação neste hospital, do Presidente Jair Messias, são de responsabilidade do Gabinete de Segurança Institucional.", finaliza o texto.

Em boletim divulgado nesta sexta-feira (16), por volta das 13h, o hospital informou que o presidente passa bem e segue evoluindo. Ele deu entrada no hospital na noite de quarta-feira (14).

O novo boletim médico afirma que Bolsonaro "passa bem e permanece evoluindo satisfatoriamente, com a conduta médica inalterada". A nota, assinada pelo médico Antônio Luiz Macedo e outros quatro medicos, afirma não haver previsão de alta. Ao jornal O Globo Macedo disse prever a alta em dois dias.

Mais cedo, às 11h40, Bolsonaro postou uma foto em que caminha pelo hospital. "Em breve de volta a campo, se Deus quiser. Muito fizemos, mas ainda temos muito a fazer pelo nosso Brasil. Obrigado pelo apoio e orações", escreveu.

O presidente Jair Bolsonaro e seu médico, Antonio Macedo, durante entrevista ao apresentador Sikêra Jr. nesta quinta (15) no hospital onde está internado em SP
Jair Bolsonaro e o médico Antônio Macedo na internação anterior do presidente no Hospital Vila Nova Star, em julho de 2021 - Reprodução

Na quinta, em entrevista à Rede TV!, Bolsonaro afirmou que estava afastada a necessidade de cirurgia —a transferência do presidente para São Paulo tinha como objetivo inicial verificar se uma operação teria que ser feita.

Também na quinta, a primeira-dama Michelle Bolsonaro compartilhou uma foto de Bolsonaro de pé ao lado da cama de outra paciente do hospital.

Nas redes bolsonaristas, o passeio que o presidente fez pelos leitos de outros internados foi logo batizado de “hospitalciata”, o que seria uma evolução (ou adaptação) do termo “motociata”, cunhado para descrever os passeios de moto do presidente com simpatizantes.

A foto mostra um Bolsonaro sorridente, de bermuda e tênis, com sondas conectadas ao nariz e à região do pescoço. “Custoso demais” foi a legenda escolhida por Michelle, que também inseriu emojis de risos.

O presidente Jair Bolsonaro ao lado de paciente do Hospital Vila Nova Star, em São Paulo, em foto postada por Michelle Bolsonaro em rede social
O presidente Jair Bolsonaro ao lado de paciente do Hospital Vila Nova Star, em São Paulo, em foto postada por Michelle Bolsonaro em rede social - Michelle Bolsonaro no Instagram

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.