Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Folhajus

Justiça do RJ suspende leilão de obra com símbolos nazistas

Peça reunia diversos broches com suásticas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A Justiça do Rio de Janeiro determinou a suspensão de leilão virtual de um quadro com símbolos e ornamentos nazistas que seria realizado nesta sexta-feira (23).

A obra reunia diversos broches com suásticas, tinha a frase "the strange loves of Adolf Hitler" estampada e uma assinatura de suposta autoria de Hitler.

A Justiça deferiu liminar acatando pedido da Federação Israelita do Rio de Janeiro (Fierj). A juíza entendeu que existe "situação fatídica que gere grande prejuízo à parte requerente e a toda comunidade judaica e outras vítimas do holocausto".

Justiça do Rio de Janeiro suspende leilão de obra com símbolos nazistas
Obra com símbolos nazistas que seria leiloada nesta sexta (23) - Reprodução

"Há que se ponderar que foram relatados fatos graves envolvendo a comercialização de objeto ligado ao nazismo, tornando ainda mais urgente a medida pleiteada", segue a juíza. A decisão é assinada pela juíza Angelica dos Santos Costa, do Tribunal de Justiça do Rio.

Ela também determinou a busca e apreensão da obra. "Há que se destacar que a medida se torna assaz importante posto que se trata de artefato que remete ao nazismo, o qual pode ser usado de forma escusa para propagar ideais antissemitas", diz a decisão.

Na petição, a Fierj afirma que não se trata de obra histórica do período nazista, mas de "verdadeiro produto apologético do pensamento histlerista".

O presidente da Fierj, Alberto David Klein, afirma que recebeu a denúncia na quinta (22). "Nosso trabalho é combater todo o tipo de discriminação", diz ele.

"Cada vez mais a gente vê uma disseminação de pensamentos e ideologia nazistas. E, muitas vezes, é por falta de conhecimento do que foi o holocausto e o nível de discriminação que existe dentro disso. Por isso é importante combater essas ideias e trabalhar na educação e transmissão de valores", segue Klein.

O lance inicial era de R$ 100.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.