Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

SUS 'mata' Gleisi Hoffmann, que tenta provar que está viva para tomar vacina

Cadastro da presidente do PT sofreu baixa irregularmente; suspeita é de que antigo ataque de hackers alterou os dados dela no sistema

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, tenta provar que está viva para poder tomar a segunda dose da vacina contra a Covid-19.

CANCELADO

Em junho, a deputada foi a uma unidade do SUS em Brasília e conseguiu ser imunizada. Logo depois, porém, profissionais da saúde entraram em contato dizendo que o cadastro dela tinha sofrido uma baixa por óbito. Os documentos foram checados —e eram, de fato, de Gleisi, que está viva.

0
Gleisi Hoffmann discursa após ser reeleita presidente nacional do PT, em São Paulo - Jardiel Carvalho - 24.nov.2019/Folhapress

LOGO ELE

Pior: ao lado do nome completo constava um suposto apelido da petista: "Bolsonaro".

SOB ATAQUE

Ela consultou o deputado federal Alexandre Padilha (PT-SP), que já foi ministro da Saúde, e ele recordou que o sistema da pasta sofreu um ataque de hackers no ano passado —e que por isso Gleisi aparece como morta. Na ocasião, Padilha acionou o Tribunal de Contas da União pedindo análise sobre a segurança digital do ministério. Gleisi agora enfrenta um trâmite burocrático para reativar seu cadastro.

ALVOS

Ainda em 2020, um segundo ataque hacker à base de dados do Ministério da Saúde, revelado pelo Estadão, contou com a inclusão de nomes ofensivos nos cadastros de outras figuras políticas.

ALVOS 2

A ex-presidente Dilma Rousseff, por exemplo, recebeu o xingamento "motherfucker" no campo de seu nome, além de "Vai Bolsonaro". Já a ex-deputada federal Manuela D'Ávila foi identificada como "petista", e o ex-presidente Lula, como "Luis Inacio Pingaiada da Silva".

QUARENTENA

com BRUNO B. SORAGGI, BIANKA VIEIRA e VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.