Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Coronavírus

Cidade de São Paulo já registra 171 casos da variante delta da Covid

No Rio, ela já ultrapassou a gama e é predominante entre as amostras analisadas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A cidade de São Paulo registrou, nesta terça (17), mais 20 casos da variante delta do novo coronavírus, chegando ao total de 171 casos.​

Na última terça-feira (10), eram 149 ocorrências registradas na capital paulista. Na quinta (12), a Secretaria Municipal de Saúde de SP foi informada de dois casos pelo Instituto Adolfo Lutz e, nesta terça (17), outros 20 casos informados pelo Instituto Butantan.

No Brasil, a delta foi identificada em maio, no Maranhão, seguido do Rio de Janeiro e, no dia 5 de julho, em São Paulo. O caso paulista foi o primeiro com indícios de transmissão comunitária, ou seja, por pessoas que não viajaram ao exterior.

Segundo dados do Ministério da Saúde, embora haja um avanço no número de casos de Covid-19 causados pela variante delta, a predominância no país ainda é da variante gama.

Atualmente, o centro brasileiro que mais sequencia amostras do coronavírus é o da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), que fica no Rio. Até segunda, 431 dos 1.020 casos de delta registrados no Brasil estavam no Rio de Janeiro, segundo dados Ministério da Saúde. O país tem 41 mortes atribuídas à variante.

No Rio, ela já ultrapassou a gama e é predominante entre as amostras analisadas. A cepa corresponde a 66% das unidades coletadas na capital e a 60% no estado, segundo boletim da Secretaria Estadual de Saúde divulgado na segunda (16). No relatório anterior, publicado há cerca de duas semanas, as porcentagens eram de 45% no município e 26% no estado.

A variante delta foi primeiramente identificada na Índia em outubro de 2020 e é apontada como a principal responsável pelo surto de Covid-19 que atingiu o país asiático no início deste ano, sobrecarregando os sistemas de saúde e levando caos ao sistema funerário.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.