Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Folhajus

Fux reage a novo ataque de Bolsonaro a Barroso e diz que ministros têm 'independência'

Presidente afirma que magistrados do STF e do TSE foram "cooptados"

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

As novas investidas de Jair Bolsonaro (sem partido) contra Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), tentando delimitar seus ataques ao magistrado, não encontraram ressonância na Corte. Pelo contrário.

PODE ACREDITAR

Bolsonaro afirmou que Barroso, que também preside o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), tinha cooptado outros magistrados da Corte na defesa que faz das urnas eletrônicas para fazer crer que a “briga” do presidente é com o STF e com o TSE. “Não é”, disparou Bolsonaro.

CADA CABEÇA...

O presidente do STF, Luiz Fux, rechaça a afirmação de que outros magistrados foram “cooptados” por Barroso. Questionado pela coluna, ele enviou a seguinte mensagem: “O Supremo Tribunal Federal e cada um dos seus ministros têm independência para agir e decidir, sempre em observância às leis e à Constituição”.

... UMA SENTENÇA

E seguiu: “Na Presidência do Supremo Tribunal Federal, tenho promovido a defesa da Suprema Corte e do Estado Democrático de Direito contra ataques e inverdades”.

RESPEITO

Segundo ainda o ministro, “o STF e os demais tribunais brasileiros não se furtarão dos seus deveres constitucionais, sempre atuando pelo respeito à Carta Maior, pela proteção da democracia e pela concretização dos direitos fundamentais.”

FAMOSOS NAS REDES

com BRUNO B. SORAGGI, BIANKA VIEIRA e VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.